Aula Aberta – Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e ensino de violino e violoncelo – apresentação de material didáctico

05/05/2017 @ 14:00 - 16:00 WEST

Por Madalena Cabral e Mafalda Nascimento
Sexta-Feira, 5 de Maio 14h-16h, LAMCI

CONTEÚDO

“Toca a Audiar”- objectivos, modelos teóricos e curriculares, resultados e conclusões na elaboração do primeiro material didático em português (livro e cd) de apoio ao estudo do violino e violoncelo baseado da teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon.

Madalena Cabral

Violinista pela Escola Superior de Música de Lisboa e licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa-FCSH, é pós-graduada em Violin as a Performer pela Royal College of Music, Londres. Integrou várias orquestras em Lisboa como músico convidado (Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian), foi músico fundador da atual Sinfonieta de Lisboa e, desde 2004 integra o grupo Vozes Alfonsinas sob orientação de Manuel Pedro Ferreira, onde executa rebab. Concluiu uma pós-graduação no Ramo de Formação Educacional da Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH) sob orientação de Helena Rodrigues, tendo dedicado, desde então, toda a sua atividade pedagógica segundo a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Posteriormente obtém o Instrumental Music Mastership-Level One em ensino instrumental, reconhecido pelo Gordon Institute dos EUA.

Mafalda Nascimento iniciou o seu percurso como violoncelista na Academia de Música de Santa Cecília, conclui o curso básico no Conservatório Nacional e a licenciatura na Universidade de Évora. Colaborou em agrupamentos como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras e Camerata Ensemble da Guarda, e como coralista no Coro de Câmara de Lisboa e Coro Gulbenkian. Dedica-se ao ensino segundo a Teoria de Aprendizagem Musical desde 2006, ano em que conheceu Edwin E. Gordon. Nesse mesmo ano frequentou o curso Studies in Music Education: Instrumental Musical Practical Applications, e posteriormente Innnovations in Instrumental Music, ambos reconhecidos pelo Gordon Institute dos EUA. Em 2011 concluiu o Mestrado em Music Education pela Eastman School of Music, Rochester, New York.

Data:
05/05/2017