+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Diósnio Machado Neto

COLABORADOR

Diósnio Machado Neto

Professor Associado
dmneto@usp.br
Nota Biográfica:

Professor Livre-Docente do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), onde ministra aulas de História da Música; Música Brasileira; História da Teoria da Música Ocidental; Instrumento (Fagote) e Música de Câmara (sopros). É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Música no Brasil Colonial. Possui graduação em Bacharel em Música – Habilitação Instrumento – pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado). Teve como mentores de suas pesquisas Régis Duprat e Mário Vieira de Carvalho. Ingressou no corpo docente do Departamento de Música da ECA/USP em 2002. É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA-Veneza (Istituto per lo studio della musica latinoamericana durante il periodo coloniale). Tem apresentado trabalhos em importantes congressos no Brasil e no exterior, destacando participações em colóquios na Universidade Nova de Lisboa; Universidade do Minho; na Fundação Calouste Gulbenkian, na Universidade de Coimbra, na Sociedade Chilena de Musicologia e Associação Argentina de Musicologia; Sociedad Española de Musicologia; Università Ca Foscari, entre outras. É parecerista Ad hoc de agências de fomento como Fapesp; Fapemig, Fapeba e Capes. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2009 pela tese Administrando a Festa: Música e Iluminismo no Brasil Colonial;. É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) do qual atualmente é seu 1º secretário. Coordena o Laboratório de Musicologia do DM-FFCLRP (LAMUS). No nosso laboratório desenvolvemos pesquisas sobre processos ideológicos na música. Nesse sentido desenvolvemos linhas sobre estudos retóricos na música do período colonial brasileiro; estudos historiográficos; estudos dos processos migratórios e seu impacto na prática da música.

Publicações:

MACHADO NETO, Diósnio. A commedia na música religiosa: kyries como ouvertures em três missas de José Maurício Nunes Garcia. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 29, p. 149-164, 2016

MACHADO NETO, Diósnio. A manifestação do Iluminismo Católico em José Maurício Nunes Garcia: a Missa de Nossa Senhora da Conceição (1810). In: Diósnio Machado Neto, David Cranmer. (Org.). Música, Cultura e Identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido. 1ed.Lisboa: Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, 2016, v. , p. 132-151.

MACHADO NETO, Diósnio. Administrando a Festa: Música e Iluminismo no Brasil colonial. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2013. 520p .

MACHADO NETO, Diósnio. O discurso musical no Requiem através de um estudo comparativo das tópicas: circunstâncias históricas e contextos estilísticos. In: David Cranmer. (Org.). Marcos Portugal: uma reavaliação. 1ed.Lisboa: Colibri, 2012, v. , p. 379-395.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno