Investigação

O CESEM é uma unidade de investigação dedicada ao estudo da Música, em termos disciplinares e interdisciplinares, partindo de uma variedade de abordagens decorrentes das mais actuais perspectivas e tendências metodológicas das Ciências Sociais e Humanas.

Sediado na NOVA FCSH, inclui também investigadores a trabalhar nos pólos dos Institutos Politécnicos de Lisboa (ESML) e do Porto (ESMAE) e da Universidade de Évora. A sua estrutura interna está organizada em cinco grupos: Estudos de Música Antiga, Música no Período Moderno, Música Contemporânea, Teoria Crítica e Comunicação (com dois núcleos: Música e Pensamento e SociMus-Sociologia da Música) e Educação e Desenvolvimento Humano. Existem ainda oito linhas temáticas, que permitem aos investigadores dos vários grupos colaborar em temas transversais: Estudos Luso-Brasileiros, Música e Interpretação, Estudos de Ópera, Iconografia Musical, Música e Literatura, Paleografia e Edição de Música; Efeitos Terapêuticos da Música e, mais recentemente, Estudos Avançados em Género e Música. O trabalho do CESEM inclui uma intensa atividade laboratorial baseada em cinco laboratórios, tanto nas suas instalações nos campus da NOVA FCSH como no pólo da ESML. Entre os eventos de maior dimensão destacam-se o Encontro Internacional Arte para a Infância (anualmente, desde 2011), o MedRen (2021) e a TOSC@ (2023).