Vários investigadores do CESEM leccionam como professores permanentes ou convidados nas universidades e institutos politécnicos onde o Centro está sediado ou como professores convidados em muitas outras instituições.
Alguns dos investigadores mais qualificados do CESEM contribuem para cursos de formação de alto nível na NOVA FCSH e na UÉvora, como o Doutoramento em Ciências Musicais e o Doutoramento em Música e Musicologia, respetivamente. Esta lista inclui ainda os mestrados em Ciências Musicais e Artes Musicais (NOVA FCSH), em Música (UÉvora), em Ensino de Educação Musical ou de Música (NOVA FCSH, ESML, ESMAE) e em Artes e Tecnologias do Som (ESMAE).
Os investigadores do CESEM oferecem ainda unidades curriculares opcionais em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como cursos em Escolas de verão e entre semestres.
Mestrado em Ensino de Música – ramo Instrumento
Opção Livre 2024-25
A música antiga, da Idade Média até ao século XVI: linhas de investigação do Grupo de Estudos de Música Antiga do CESEM
Participação em Projectos de Investigação 2024-25
Composição e tecnologia (1º Ciclo)
Participação em Projectos de Investigação 2024-25
Composição e tecnologia (2º Ciclo)
Participação em Projectos de Investigação 2024-25
Compositores portugueses: coleções e arquivos
Opção Livre 2023-24
Temas de Investigação em Música Antiga
Opção Livre 2022-23
Iconografia Musical
Opção Livre 2022-23
Paleografia Musical
Ciclo de Conferências 2022-23
Museologia da Música
Participação em Projectos de Investigação 2022-23
LullabyLAB
Opção Livre 2021-22
Iconografia Musical
Opção Livre 2021-22
A história da música antiga desvendada através das suas fontes
Ciclo de Conferências 2021-22
Iconografia Musical
Opção Livre 2020-21
Iconografia Musical
Opção Livre 2020-21
Paleografia Musical
Ciclo de Conferências 2020-21
Iconografia Musical
Participação em Projectos de Investigação 2020-21
Musicalidade Comunicativa
Iniciado em 2009, aquando da fundação do LAMCI, este programa de continuidade tem sido estruturante a diversos níveis: (i) para o desenvolvimento e experimentação sistemática de modelos de orientação musical para a infância; (ii) para a realização de ações de observação / formação em contexto; e (iii) para a reflexão e questionamento num espaço de pesquisa naturalista.
Este programa, liderado por dois alumni da NOVA FCSH (António Rodrigues e Fernanda Lopes) tem-se caracterizado pela sua regularidade ao longo dos últimos dez anos, proporcionando sessões destinadas a grupos de bebés e crianças em idade pré-escolar e respetivos cuidadores. Construídas a partir da interação entre todos os que nelas participam e baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon (com sessões diferentes para cada nível), estas sessões oferecem um leque variado de experiências de música e movimento, estabelecendo pontes de comunicação entre crianças e os seus cuidadores num ambiente pedagógico atrativo e dinâmico, procurando celebrar a afetividade.
As sessões têm lugar todos os sábados no espaço do LAMCI, são realizadas de forma continuada entre setembro e junho de cada ano letivo, e têm contado com um número crescente de participantes desde a sua fundação, o que indica uma forte adesão e satisfação para com este tipo de intervenção.
Esta atividade tem proporcionado, ainda, a muitos estudantes de mestrado, a oportunidade de observação de sessões de orientação musical que funcionam como modelo de intervenção, constituindo assim uma fonte de formação e inspiração.
Pela Música de Colo têm passado também outros convidados, nacionais e estrangeiros, de áreas da música, da psicologia, da motricidade, da pedopsiquiatria, das artes plásticas, do teatro, etc., o que tem possibilitado uma reflexão mais profunda sobre questões de pedagogia musical, para além de um alargamento das perspectivas educativas e de investigação dos próprios convidados.