+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Filipe Gaspar

COLABORADOR

Filipe Gaspar

Bolseiro de investigação do Programa Doutoral "Música como Cultura e Cognição"
fgaspar@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Doutorando em Ciências Musicais – Musicologia Histórica e bolseiro de investigação do Programa Doutoral “Música como Cultura e Cognição”, na FCSH/NOVA. Os seus principais interesses de investigação são: espetáculo musico-teatral (1850-1920); historiografia musical; história da vida quotidiana. Tem trabalhado o terreno do teatro musical produzido no contexto lusófono no ultimo quartel do século XIX, no âmbito do projeto de investigação “«Teatro para Rir»: a comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)” (CESEM – FCSH/NOVA), bem como durante o curso de mestrado, também em Musicologia Histórica, que concluiu com a dissertação “Ciríaco de Cardoso e ‘O burro do Sr. Alcaide’ : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular”. Permanece vinculado ao CESEM enquanto membro do Grupo de Investigação Música do Período Moderno, do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música e do NEMI – Núcleo de Estudos de Música na Imprensa. Pertence à equipa de redação da revista ‘Glosas’. Foi Secretário da Direção da SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (mandato 2013-2015).

Ligações:

(2016) “Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX”. Em Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilla. Sevilla: Tagus-Atlanticus Associação Cultural.

(2016). “Le Pouvoir Comique: insubordinação feminina no palco da opereta” [notas ao programa]. Em Concerto de Ano Novo. Temporada Sinfónica do Teatro Nacional de São Carlos. Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos.

(2015). “Ciríaco de Cardoso e ‘O burro do Sr. Alcaide’ : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular”. Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – Musicologia Histórica. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa. Acessível em http://hdl.handle.net/10362/17641.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno