Seminários
PROGRAMA DOUTORAL FCT “MÚSICA COMO CULTURA E COGNIÇÃO”
Edifício I&D Av. Berna 26, Lisboa, PortugalPrograma do seminário doutoral de Verão 2017 (sala a anunciar) sexta-feira, 30 de Junho Sessão da Manhã: 9h30 Abertura 9h45 Conferência pelo Doutor Vincent Debut (investigador, INET-md) 10h30 Apresentação colectiva de work-in-progress dos bolseiros (por campo científico). Coordenação: Ana Isabel Pereira, Hugo Castro, Filipe Gaspar 13h-14h30 Intervalo para almoço Tarde:...
VI SEMINÁRIO ‘MÚSICA, TEORIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO’
Edifício I&D Sala 1.05 Av. Berna, 26, Lisboa, PortugalEntre 9 de Junho e 13 de Julho terá lugar o VI Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação'. Este seminário, organizado pelo Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM, introduz um conjunto de trabalhos de investigação em curso, promovendo o encontro e discussão entre investigadores, artistas e demais interessados, sobre uma diversidade de tópicos...
VI SEMINÁRIO ‘MÚSICA, TEORIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO’
Edifício I&D Sala 1.05 Av. Berna, 26, Lisboa, PortugalEntre 9 de Junho e 13 de Julho terá lugar o VI Seminário 'Música, Teoria Crítica e Comunicação'. Este seminário, organizado pelo Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM, introduz um conjunto de trabalhos de investigação em curso, promovendo o encontro e discussão entre investigadores, artistas e demais interessados, sobre uma diversidade de tópicos...
Programa Doutoral “Music as Culture and Cognition” – Prof. Dr. John Sloboda
FCSH, Torre A Auditório 001 e 002 Av. Berna 26-C, Lisboa, PortugalVII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Fundação Calouste Gulbenkian Sala 1 Av. Berna 45 A, Lisboa, PortugalPrograma completo Ficha de inscrição O projeto GermInArte realizou já três ações de Formação Imersiva – “Jardim Interior”, “Caleidoscópio” e “Dabo Domo” – no âmbito da arte para a infância. Este tipo de formação foi articulado em 2016/17 com a realização de ações de Formação Transitiva, de duração mais curta. Estas chegaram a vários pontos...
Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo
Edifício I&D Sala Multisusos 2 Av. Berna 26, Lisboa, PortugalSobre as origens do Missal de Salamanca O Missal de Salamanca (E-SAu Ms 2637) está datado da segunda metade do séc. XII ou de inícios do séc. XIII. O manuscrito tem a notação musical completa e contem a figura característica do punctum em losango utilizada para assinalar a nota mais grave do semi-tom, utilização que...
Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo
Edifício I&D Sala Multisusos 2 Av. Berna 26, Lisboa, PortugalManuscritos litúrgico-musicais entre o Leste e o Oeste: Sticheraria e Antifonários O seminário providencia as informações básicas sobre a liturgia e a música no Oriente e Ocidente cristão. Através de um vasto leque de reproduções dos manuscritos, iremos expor umas regras básicas de abordagem de conteúdos/origens/tempo da escrita dos mais importantes tipos de livros litúrgicos...
Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo
Edifício I&D Sala Multisusos 2 Av. Berna 26, Lisboa, PortugalConservação e restauro de manuscritos medievais: da avaliação técnica à intervenção Maria João Melo, Rita Araújo, Paula Nabais (DCR, NOVA FCT) Os nossos estudos, em colecções de manuscritos iluminados em colecções portuguesas, mostram que a cor como chegou até nós, não foi intervencionada; o códice pôde ser preservado ao longo dos séculos, mantendo a integridade...
Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo
Edifício I&D Sala Multisusos 2 Av. Berna 26, Lisboa, PortugalA monodia medieval litúrgica bracarense no contexto ibero-aquitano: afinidades e divergências no responsorial No ocaso do século XI, e à semelhança de tantas outras práticas litúrgicas ibéricas, o uso de Braga viu-se obrigado, por decreto papal, a abdicar da liturgia hispano-visigótica, que durante tantos séculos acolhera, para receber o rito romano-franco, cuja introdução a sul...