Crítica de Mafalda Nejmeddine (GMPM) no jornal Observador

Mafalda Nejmeddine, investigadora do Grupo Música no Período Moderno, assina a crítica musical “Quando é que Bomtempo esteve à volta do barroco?”, publicada pelo jornal Observador a 11 de Dezembro. O texto discorre sobre um concerto realizado na Casa da Música, no Porto.

Encontro de Doutorandos do CESEM I Propostas até 9 de Fevereiro [nova data]

A chamada de trabalhos para o Encontro de Doutorandos do CESEM, intitulado de “A Investigação em Diálogo”, está aberta até 9 de Fevereiro. Clique aqui para saber mais pormenores sobre os formatos de participação e apresentação no evento programado para Março de 2025. Aceitam-se participações em português, castelhano e inglês. Em caso de dúvidas, contacte...
Read More

Jornadas Internacionales de Investigación – Polifonías hispánicas (ss. XVI-XIX) I Participação de Elsa De Luca

A investigadora Elsa De Luca, do Grupo de Estudos de Música Antiga, foi convidada a participar nas Jornadas Internacionales de Investigación – Polifonías hispánicas (ss. XVI-XIX): transmisión, oralidad, pervivencias y aproximaciones digitales, que decorreram entre os dias 4 e 5 de Dezembro em Baeza (Espanha). Elsa De Luca apresentou a comunicação “Looking Ahead: Addressing Challenges, Strengthening Teamwork, and Building Future...
Read More

Noble et sentimental: Pedro de Freitas Branco e a interpretação da música de Maurice Ravel I Lançamento de livro por Cesário Costa (GTCC)

O lançamento do livro Noble et sentimental: Pedro de Freitas Branco e a interpretação da música de Maurice Ravel, da autoria de Cesário Costa, contou com uma apresentação conduzida pelo autor, Paulo Ferreira de Castro e João Almeida. Ainda no contexto deste lançamento, decorrido a 11 de Dezembro no Teatro Tivoli, destaca-se a entrevista de...
Read More

Luís Tinoco, investigador integrado do CESEM, vence o prémio Pessoa

Luís Tinoco é o grande vencedor da 38ª edição do prémio Pessoa, um prestigiado galardão nacional. Trata-se do terceiro reconhecimento de uma personalidade da área da música. Luís Tinoco sucede à pianista Maria João Pires, galardoada em 1989, e ao também compositor Emanuel Nunes, distinguido no ano 2000. Além de compositor, Luís Tinoco destaca-se enquanto...
Read More

Comunicação e performance por Ana Filipa Magalhães (GIMC) e Inês Filipe em Madrid

A comunicação, seguida de performance, com o título ‘Constança Capdeville, abordagens estéticas e opções artísticas na recriação da obra Avec Picasso, ce matin… (1984)’ será apresentada pela investigadora Ana Filipa Magalhães (Grupo de Investigação em Música Contemporânea) e pela pianista Inês Filipe no contexto da conferência “Mujeres y liderazgo musical. Redes artísticas, desafíos y alianzas...
Read More

XVII Jornadas de Iconografía Musical I Participação de Sónia Duarte (GTCC) e Luzia Rocha (GMPM)

Sónia Duarte, colaboradora no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, fará uma comunicação nas XVII Jornadas de Iconografía Musical. As jornadas terão lugar nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro na Universidad Complutense de Madrid. A comunicação “La música pintada por Vasco Pereira Lusitano (ca. 1536-1609): ‘corpus’ pictórico, diseño sonoro y construcción de una...
Read More

Rui Magno Pinto (GTCC) integra equipa editorial da Wind Music Research Quarterly

O investigador Rui Magno Pinto integrou recentemente a equipa editorial da Wind Music Research Quarterly (Mitteilungsblatt), uma publicação trimestral da Internationale Gesellschaft zur Erforschung und Förderung der Blasmusik (IGEB). A equipa editorial passa a ser constituída por Rui Magno Pinto, Ana Margarida Cardoso (INET-md – NOVA FCSH), Maria Helena Milheiro (INET-md – NOVA FCSH) e...
Read More