Obra de Cláudio de Pina (GIMC) seleccionada para o World New Music Days 2025 (International Society for Contemporary Music)
A obra Neurotransmits de Cláudio de Pina (investigador no Grupo de Investigação em Música Contemporânea) foi seleccionada na chamada individual para música electroacústica da Sociedade Internacional de Música Contemporânea (ISCM). A peça será apresentada no evento World New Music Days 2025 entre 30 de Maio a 7 de Junho. Portugal será o país que acolherá a... Read More
Publicação de capítulo escrito por Luzia Aurora Rocha e Nuno Oliveira Prates em livro co-editado por Pablo Sotuyo Blanco (GMPM)
Foi publicado o capítulo de livro “Música & Efémero” ou as práticas musicais da família Relvas vistas através da arte do esboço, numa co-autoria entre Luzia Aurora Rocha e Nuno Oliveira Prates. O capítulo insere-se no livro co-editado por Pablo Sotuyo Blanco e Nilton da Silva, com o título Criação, produção, usos e funções da... Read More
Comunicações feitas pelo colaborador Manuel Mendes Madeira (GMPM)
Entre a actividade recente de Manuel Mendes Madeira, doutorando em Ciências Musicais na NOVA FCSH e colaborador do Grupo Música Período Moderno, destacam-se a comunicação “The insolite in Opera: Perplexity or laughter through Rafael Bordalo Pinheiro’s 19th century cartoons”, feita em Viena, no último Agosto; e a sua participação na Conferência Internacional na Universidade de... Read More
Participação de Iskrena Yordanova (GMPM) no concerto “Divino Pergolesi” em Madrid
Iskrena Yordanova, investigadora do Grupo Música no Período Moderno, será a concertina da orquestra barroca Divino Sospiro no concerto “Divino Pergolesi”. O concerto será a 9 de Novembro, pelas 19h00, na sala sinfónica do Auditório Nacional de Madrid, sob a direção musical de Massimo Mazzeo e com os solistas Andreas Scholl (contratenor) e Sarah Traubel... Read More
Novo artigo de Leonardo Feichas (GMPM) sobre metodologia em Investigação Artística
“El Ciclo Artístico-Reflexivo de Doble Verificación (CARDC) y el software Music: una herramienta metodológica en el campo de la Investigación Artística y su aplicación” é um artigo sobre um projecto em progresso que envolve Leonardo Feichas, colaborador do CESEM e professor da Universidade de Brasília; Carlos Henrique Costa Ribeiro, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica... Read More
Newsletter I Novembro 2024
A Newsletter de Novembro já está cá fora e tem novidades que não vai querer perder! Se ainda não subscreve a nossa newsletter, pode fazê-lo aqui.
Participação de Sónia Duarte (GTCC) no Congresso Internacional “Tempos do Barroco. Cenários da mesa”
Sónia Duarte, do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, participará no Congresso Internacional “Tempos do Barroco. Cenários da mesa” com a comunicação “Música e Dança à Mesa: Iconografia sacra e profana, debuxada e pintada, no largo tempo do Barroco em Portugal” (16 de Novembro pelas 10h50). O congresso advém de uma iniciativa conjunta entre a... Read More
4
Nov
2024
PURE | Workshop CESEM
Workshop PURE destinado aos Investigadores do CESEM com orientação da Equipa PURE da NOVA FCSH. O formato será híbrido (presencial no Colégio Almada Negreiros, Sala SC, ou online no Zoom) com gravação. O workshop durará 90 minutos. A primeira parte, de 30 minutos, incidirá na demonstração da plataforma PURE. A segunda parte, de 60 minutos,... Read More
EnIM 24 | Participação CESEM
O EnIM 24 | XIII Encontro de Investigação em Música decorrerá no Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina (Faro), de 7 a 9 de Novembro. O CESEM estará representado por mais de 25 investigadores. Andrew Woolley, membro integrado do Grupo de Estudos de Música Antiga e Investigador Principal do CESEM, apresentará trabalho codicológico sobre... Read More
Participação de Rosana Marreco Brescia (GMPM) no XI Congresso SEdeM
A Sociedade Espanhola de Musicologia realizou, entre os dias 23 e 26 de Outubro, o XI Congresso SEdeM na cidade de Elche (Alicante, Espanha), no qual participou Rosana Marreco Brescia, do Grupo Música no Período Moderno. Com a comunicação Adelina Patti: «trending topic» del mundo operistico decimonónico y su repercusión en la corte de Rio... Read More