(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

À conversa com … #2 Júlia Durand

O 2.º episódio de À conversa com… foca-se no percurso de Júlia Durand, destacada com a 4ª Menção Honrosa no Prémio de Dissertação Excepcional 2024 da IMS. À conversa com… reúne uma série de entrevistas escritas que destacam a premiação nacional ou internacional do trabalho de investigadores associados ao CESEM. Pergunta (P): A tese de doutoramento...
Read More
31 Mar 2025

“Fronteiras do Som” – Workshop de composição acusmática

“Fronteiras do Som” é um workshop de composição acusmática com Ângela da Ponte, investigadora do Grupo de Investigação em Música Contemporânea. Este workshop permitirá que músicos, compositores, artistas sonoros e entusiastas do som experimentem novas formas de criação musical. Através da exploração de técnicas de gravação, manipulação digital e síntese sonora, os participantes irão aprofundar...
Read More

Programa de Sara Maia (GTCC) sobre a vida e obra de José Mário Branco

No seguimento de uma bolsa proporcionada pelo CESEM, onde passou a desenvolver investigação no Arquivo José Mário Branco, Sara Maia (Grupo de Teoria Crítica e Comunicação) criou uma série de episódios dedicados à vida e obra de José Mário Branco, por quem afirma ter grande “apreço pessoal”. A série não seguirá uma ordem cronológica, mas...
Read More

Conferência “Ibersaints” (Espanha) I Participação de Kristin Hoefener (GEMA)

Kristin Hoefener, investigadora integrada no Grupo de Estudos de Música Antiga, participou na conferência “Ibersaints: Making and Remaking Saints” na cidade espanhola de Salamanca (24-26 de Março). Além de apresentar a comunicação “Between Royal Duty and Religious Devotion: Princess Joana of Portugal and the Dominican Convent of Aveiro”, Kristin Hoefener moderou também a sessão “Apostle(s),...
Read More

“A propósito de compositoras” I Mesa-redonda com Paula Gomes-Ribeiro (NEGEM)

A 24 de Abril, pelas 17h30, Paula Gomes-Ribeiro, coordenadora da Linha de Estudos Avançados em Género e Música do CESEM, participará numa mesa-redonda intitulada “A propósito de compositoras”, com Anália Cardoso Torres (socióloga) e moderação de Andrea Lupi. O evento organizado pelo Teatro Nacional de S. Carlos é parte do ciclo “Travessias” e terá lugar...
Read More

Instalações sonoras de Carlos Caires, em Lisboa, e Diogo Alvim, em Osaka (GIMC)

“Invisible Places” (em português, “Lugares Invisíveis”). É este o nome da instalação sonora interactiva de Carlos Caires, compositor e membro integrado do CESEM / ESML – IPL (Grupo de Investigação em Música Contemporânea), agora na 25ª edição da MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa. “Invisible Places” convida o participante a despertar e manipular, até...
Read More

Livro “Pássaros & Cogumelos” de Joana Gama (GIMC) em destaque na Antena 2

O livro “Pássaros & Cogumelos”, editado pela Flâneur em Dezembro de 2024, esteve recentemente em destaque no programa “Império dos Sentidos” na Antena 2. O livro é da autoria de Joana Gama. A pianista e investigadora integrada do CESEM (Grupo de Investigação em Música Contemporânea) já havia falado sobre o seu livro no Jornal 2 (RTP2),...
Read More

Artigo de Rosana Brescia, Ana Maria Liberal (CESEM – GMPM) e Inês Thomas Almeida (IELT) na revista Anuario Musical

O último número da Anuario Musical, uma revista espanhola dedicada à investigação musicológica e editada pelo CSIC – Consejo Superior de Investigaciones Científicas, conta com um artigo da autoria de Rosana Marreco Brescia e Ana Maria Liberal, ambas investigadoras do Grupo Música no Período Moderno, em colaboração com Inês Thomas Almeida (IELT – Universidade Nova...
Read More