Colaborador/a
UÉvora
Natural de Santa Fé, Argentina, Eduardo começou a tocar fagote na Orquestra Sinfónica de Niños da sua província natal entre 1986 e 1990. Em 1991, com 16 anos, prosseguiu os seus estudos em Buenos Aires com diversos professores de prestígio e integrou várias orquestras juvenis. Em 1998, Eduardo ingressou na classe de fagote do Prof. Gustavo Núñez (fagote solista, Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão) na Robert Schumann Hochschule, onde concluiu o seu diploma com as mais altas classificações em 2002. Após completar os seus estudos em Düsseldorf, iniciou estudos de pós-graduação com o Prof. Klaus Thunemann na Hochschule für Musik “Hanns Eisler” em Berlim.
Como estudante, Eduardo participou ativamente em masterclasses com alguns dos mais conceituados fagotistas do mundo: Noel de Vos (Professor de Fagote e Música de Câmara, Universidade Federal do Rio de Janeiro), Matthew Wilkie (fagote solista, Orquestra de Câmara da Europa), Dag Jensen (Professor de Fagote na Hochschule für Musik de Hanôver), Frank Morelli (fagote solista, Orpheus Chamber Orchestra), Stéphane Levesque (fagote solista, Orquestra Sinfónica de Montreal), Patricia Rogers (fagote solista, Metropolitan Opera House, Nova Iorque), Georg Klütsch (Professor de Fagote, Hochschule für Musik de Colónia) e Christopher Millard (fagote solista, National Arts Centre Orchestra, Canadá).
Em 1999, Eduardo recebeu uma bolsa da UNESCO pelo seu trabalho em Música de Câmara e foi convidado a participar num programa de residência no Banff Centre for the Arts, em Alberta, Canadá, onde apresentou uma série de concertos e masterclasses.
Ao longo dos anos, Eduardo recebeu diversos prémios, incluindo o 1.º Prémio do Concurso do Mozarteum Argentino de Música de Câmara, a distinção da Fundación Antorchas Argentina e um prémio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha na cidade de Bona.
Entre 1994 e 1998, Eduardo foi membro da Orquestra Sinfónica de Entre Ríos, Argentina. De 2000 a 2002, integrou a Verbier Festival Orchestra na Suíça e foi convidado regularmente para tocar com a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, a Kammerakademie Neuss am Rhein, a Orquestra Sinfónica da Galiza e a Orquestra do Palau de les Arts Reina Sofía. Nestes contextos, teve a oportunidade de tocar sob a direção de maestros como James Levine, Yuri Temirkanov, Zubin Mehta, Kent Nagano, Wolfgang Sawallisch, Paavo Järvi, Jesús López Cobos, Lorin Maazel, Riccardo Chailly e Daniel Harding. Além disso, Eduardo colabora frequentemente com o Ensemble Kontraste em Nuremberga e com a Kammerakademie Potsdam, muitas vezes sob a direção do Prof. Sergio Azzolini (Professor de Fagote e Música de Câmara, Escola Superior de Basileia, Suíça).
Eduardo mantém uma intensa atividade como intérprete e pedagogo. Atualmente, é Professor de Fagote e Música de Câmara na Universidade de Évora, em Portugal, onde tem organizado e colaborado em masterclasses com renomados fagotistas, como Ovidio Danzi (fagote solista, Teatro La Scala, Milão, Itália) e Gustavo Núñez (fagote solista, Royal Concertgebouw Orchestra, Amesterdão).
A sua abertura a diversos estilos musicais levou-o a aceitar convites para atuar em géneros como o tango e o jazz, colaborando com artistas mundialmente reconhecidos, como Oscar “Cacho” Tirao (guitarrista original do Quinteto Piazzolla), Mercedes Sosa (cantora de música folclórica argentina) e Paquito D’Rivera (clarinetista de jazz). Além disso, ao longo dos anos, diversas peças para fagote foram compostas e dedicadas a Eduardo, incluindo obras de Walter Heinze, Gordon Lawson e Sérgio Azevedo.