Lúcia Lemos

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Nota Biográfica

PHD. Professora Auxiliar na ECATI, Universidade Lusófona, Lisboa. (Voz e Canto) Investigadora Integrada no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) e no CERAP (Centre d’Études et de Recherche Appliquée en Pédagogie Perceptive).

Cantora lírica. Professora de Canto e Técnica Vocal. Psicopedagogia da Percepção e Fasciaterapia.

Doutorada em Artes Performativas, concluiu o Mestrado em Psicopedagogia Perceptiva, o Bacharelato em Psicologia, o Curso Superior de Canto em Lisboa e quatro anos de especialização vocal e musical em Londres.

A sua versátil carreira de soprano solista cobriu trabalho a solo sobretudo em recitais, mas também oratório, teatro e ópera contemporânea em Portugal, Inglaterra, Bélgica, França, Macau, Moçambique e Brasil, Açores e Madeira. Em Ópera cantou Amor de Perdição (Corifeu), no Teatro São Carlos em Lisboa, e em Bruxelas na Europalia, The Beggar’ s Opera (Polly), the Merry Widow (Jou Jou) no Festival de Macau, La Traviatta (Annina), Nefertiti (Nefertiti),  The Beggars Opera de Britten (Jenny Diver), Sweeney Todd, (Chorus), A Orquidea Branca (Imperatriz)  e recentemente La Voix Humaine (Elle), no Teatro São Luís em Lisboa e em tournée pelo país.

É professora de técnica vocal desde 1987.O seu ensino e a sua investigação abordam a voz enquanto desenvolvimento da pessoa como um todo (física, emocional, reflexiva e sensorial) e procuram a autonomia do cantor respeitando a fisiologia e a saúde do aparelho vocal, desenvolvendo  percepções e atenção auditiva e proprioceptiva, construindo uma relação consciente com o corpo e explorando a voz enquanto ferramenta de autoexpressão. Tem dividido a sua atividade entre ensino privado e parceria com escolas de música, teatro e dança, radio, televisão.

Integra na sua prática a Fasciaterapia de Danis Bois (terapia manual de reequilíbrio das tensões fasciais) apoiando cantores na gestão do stress e consciência corporal.

Publicou artigos nas revistas Gazeta do Artista e Réciprocités, e nos livros «Investigação em Artes e Absurdo», e «Colher para semear».

Pertence aos Grupos de Investigação CERAP (Universidade Fernando Pessoa) e CESEM (Universidade Nova).

www.lucialemos.weebly.com