Santiago Kastner and the Programming of Early Iberian Keyboard Music

Santiago Kastner and the Programming of Early Iberian Keyboard Music

Este livro analisa o papel fundamental de Santiago Kastner na aplicação da musicologia à performance, desde a década de 1930 até à década de 1980. Um homem cosmopolita nascido no Reino Unido, vindo de um notável contexto musical — a sua família possuía um negócio de pianolas —, as suas digressões europeias como teclista durante a década de 1930 e a sua actividade como crítico musical em Lisboa no início dos anos 1940 permitiram a Kastner construir uma rede excepcional que lhe garantiu nomeações em instituições portuguesas e espanholas. A partir dessa posição, Kastner foi um académico-performer que desvendou meticulosamente o repertório ibérico dos séculos XVI a XVIII através do estudo, edição e interpretação. A sua impressionante produção, que inclui edições musicais, literatura académica, programas de concertos e gravações, bem como a sua extensa colecção de partituras anotadas, enquadra esta investigação no âmbito metodológico dos estudos de performance. Considerando a performance histórica como uma invenção desencadeada pela musicologia e, portanto, um produto da performance musical contemporânea, três estudos de caso, focados em Seixas, Soler e Cabezón, exploram a abordagem de Santiago Kastner ao repertório, a sua atitude pioneira na aplicação da pesquisa musicológica à prática de concertos e o seu impacto na criação de uma tradição performativa.
Ano
2021
Editora(s)
Edition Reichenberger
ISBN
978-3-944244-97-6
Páginas
xxii, 314
Idioma(s)
Inglês