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II Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

Outubro 4 @ 16:00 - 18:30

Microtones According to Augustine. Neumes, Semiotics and Rhetoric in Romano-Frankish Chant
Leo Lousberg (Utrecht University)
Na busca de possibilidades que explicassem cinco símbolos enigmáticos num tonário de Dijon do século XI que se encontra em Montpellier (H159), deparei-me com uma moldura não-melódica de referências para a sua explicação sistemática funcional. Os símbolos, que representam sons, foram despoletados por significados TEXTUAIS e não por um qualquer contexto melódico. Como irei demonstrar, os sons, aqui microtons, são desencadeados, sem excepção, por elementos textuais com relevância retórica; pelo afeto, lógica e/ou loci. Os microtons parecem ser apenas uma das muitas ferramentas utilizadas pela elite dos cantores medievais por forma a criar uma espécie de estranheza em torno de um núcleo (diatónico, possivelmente isorrítmico), a estranheza que assinala no texto a presença da relevância retórica. Vários manuscritos no Noroeste Europeu, crónicas e tratados parecem confirmar a existência desta tradição como um fenómeno de longo prazo muito disseminado.
Na minha apresentação irei expor a minha análise e respectivos resultados com mais detalhe. Consequentemente, irei abordar um conjunto de possíveis implicações na leitura e execução de textos litúrgicos e músicas em fontes medievais (Ibéricas).
Manoscritti e notazioni musicali italiche nell’alto medioevo
Giovanni Varelli (Magdalen College – Faculty of Music, University of Oxford)
Relativamente à escrita musical na Península Itálica, ao longo da Alta Idade Média, verifica-se a ausência de consenso entre os especialistas em paleografia musical, bem como, em relação à distinção entre diferentes tipos de escrita, a sua distribuição geográfica e os seus nomes (por exemplo, o uso abusivo do termo “Beneventana” ou o fictício “Itália do Norte”). Para além de uma mera discussão terminológica, esta apresentação pretende alertar para a variedade de escritas musicais que se encontram no Regnum Italicum, e como seu estudo pode contribuir para o entendimento sobre a circulação de manuscritos e cantores nos períodos Carolíngio e Otoniano.

Estas comunicações serão apresentadas em Inglês e Italiano.

Leo Lousberg (Maastricht 1950) graduated in urban planning and construction economics, both at Amsterdam University in 1975. After an international career in construction and institutional real estate investment he received his MA degrees in Musicology and Medieval Studies from Utrecht University in 2013, both cum laude. In 2014, Lousberg won the Utrecht History Price. In his doctoral thesis (September 2018), focusing on Gregorian chant up to c1250, Lousberg demonstrates that the one and only function of microtones is to highlight words with rhetorical relevance. A range of melodic “othernesses” appear to have similar if not identical functions.

Giovanni Varelli is Prize Fellow in Music at Magdalen College, Oxford. After completing his BA in Musicology at the University of Pavia, Giovanni Varelli studied at Royal Holloway, University of London, and completed his PhD at Cambridge University with a dissertation on the earliest surviving music manuscripts from the north-Italian abbey of Nonantola. In addition to musicological research, Giovanni worked for the Digital Image Archive of Medieval Music, the British Library Catalogue of Illuminated Manuscripts, and for the Universities of Padova and Bolzano/Bozen. Giovanni is currently working on musical notations in early-medieval Italy, focusing in particular on cognitive processes in the development of music writing and on the influence of the contemporary political and ecclesiastical context on music book production.


II Seminários Interdisciplinares de Investigação
Manuscritos em Diálogo

Os seminários interdisciplinares de investigação Manuscritos em Diálogo são organizados conjuntamente pelo CESEM e pelo IEM. Estes seminários foram concebidos como eventos didácticos, com o intuito de divulgar informação útil para o estudo e descrição de diferentes tipologias de manuscritos medievais, com especial enfoque nas fontes ibéricas. Com estes seminários pretendem-se criar pontes entre académicos de diferentes domínios promovendo o diálogo entre eles.

A primeira série de seminários Manuscritos em Diálogo teve lugar no segundo semestre de 2018 na FCSH-NOVA. Os estudos apresentados abordaram assuntos relacionados com a cópia de manuscritos de cantochão, as liturgias do Ocidente e do Oriente, conservação e restauro de manuscritos medievais, e iconografia musical.

A nova série de seminários acontecerá mensalmente entre Setembro de 2018 e Janeiro de 2019. As comunicações serão apresentadas em português, castelhano, italiano e inglês. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Os seminários de investigação Manuscritos em Diálogo são organizados por Elsa De Luca e Alicia Miguelez.

Descarregar aqui o programa

 

Detalhes

Data:
Outubro 4
Hora:
16:00 - 18:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala Multisusos 2
Av. Berna 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
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