Elsa De Luca

Elsa De Luca

Nota Biográfica:

Website e CV disponíveis no endereço https://sites.google.com/fcsh.unl.pt/elsadeluca/

Elsa De Luca é investigadora em música antiga na área das notações medievais para cantochão; a Elsa também trabalha no desenvolvimento de ferramentas informáticas e digitais (sobretudo bases de dados e codificação musical automática) para suporte à investigação musicológica.

Elsa De Luca desenvolve atualmente investigação sobre paleografia musical sobre notações ibéricas através do projeto “A pre-Gregorian musical repertory under scrutiny: neumes, scribes, and books of the Old Hispanic Chant” (Norma Transitória – DL 57/2016/CP1453/CT0085). Elsa publicou artigos sobre a notação, criptografia e liturgia em manuscritos Ibéricos e Franceses (sécs. X-XVI) e sobre music encoding. A Elsa coordenou, juntamente com A. Miguélez e E. Loic um dossier temático do Journal of Medieval Iberian Studies (14/1, 2022) Connecting the Dots: New Research Paradigms for Iberian Manuscripts as Material Objects. Recentemente coordenou, juntamente com I. Moody e J.F. Goudesenne, dois livros sobre a paleografia do cantochão em manuscritos do Oeste e de Leste (no prelo).

Adicionalmente, a Elsa desempenha funções como Coordenadora da Portuguese Early Music Database (http://pemdatabase.eu/) e como Co-diretora da nova série de livros Musicalia Antiquitatis & Medii Aevi pela Brepols (http://www.brepols.net/Pages/BrowseBySeries.aspx?TreeSeries=MUSAM). A Elsa também faz parte da comissão editorial do CESEM-FCSH e é co-editora das recensões para a Revista Portuguesa de Musicologia. Elsa é PI do projeto R&D financiado pela FCT “Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis” (2022.01957.PTDC). O projeto irá decorrer entre 03/2023-02/2026 tendo sido classificado em primeiro lugar no painel de ‘Artes’. A partir de Abril 2023 a Elsa irá fazer parte da nova direcção do CESEM. A Elsa colabora/ou em dez projectos de pesquisa em Itália, França, Portugal, Reino Unido e Canadá.

Publicações e outros outputs:

2022 Connecting the Dots: New Research Paradigms for Iberian Manuscripts as Material Objects. Special issue of the Journal of Medieval Iberian Studies. 14/1 Editors: Elsa De Luca, Erika Loic, Alicia Miguelez https://www.tandfonline.com/toc/ribs20/14/1

2020 Proceedings of the Music Encoding Conference, Tufts University 26-29 May 2020. Editors: Elsa De Luca, Julia Flanders. Published in the CORE Repository on Humanities Commons. Permanent URL: http://dx.doi.org/10.17613/mvxw-x477

2019 (De Luca, Bain, Behrendt, Fujinaga, Helsen, Ignesti, Lacoste, Long). Capturing Early Notations in MEI: The Case of Old Hispanic Neumes. MusikTheorie-Zeitschrift für Musikwissenschaft 3: 229-49.

2017 Musical Cryptography and the Early History of the ‘León Antiphoner’. Early Music History 36: 105–58. ISSN (print) 0261-1279. DOI:10.1017/S0261127917000018.