+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Elsa De Luca

MEMBRO INTEGRADO

Elsa De Luca

Foto
Bolseira Pós-Doutoramento
elsadeluca@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Elsa De Luca presentemente possue uma bolsa de investigação de pós-doutoramento no CESEM (FCSH – Universidade Nova de Lisboa), onde realiza investigação sobre notação ibérica antiga. Adicionalmente desempenha funções como Coordenadora de desenvolvimento da Portuguese Early Music Database e como Co-diretora da nova série de livros MUSAM pela Brepols. Esta ocupação actual é precedida de duas bolsas de pós-doutoramento no mesmo centro (05/2011-04/2013) e na Universidade de Bristol (05/2013/08/2016). De Luca é uma paleografa de música antiga com vasto interesse em manuscritos musicais (notação, liturgia e materialidade). Possue um Doutoramento em Musicologia Histórica (Università del Salento, 2011) e um Diploma de Piano (2002).

Como paleógrafa do antigo canto Hispânico, ela contribuiu na evolução significativa deste campo através das suas descobertas em criptografia e notação. Estas descobertas levaram a publicações em jornais importantes (Early Music History e Journal of Medieval Iberian Studies). Nas Digital Humanities o seu contributo mais importante foi a co-fundação do Cantus Index, uma ferramenta de investigação que integra 11 bases de dados internacionais de canto que permite a pesquisa do canto para a missa e oficio através do texto ou melodia. Ela colaborou em vários projectos de pesquisa em Itália, França, Portugal, Reino Unido e Canadá.

 

Para mais informações visite o site https://sites.google.com/fcsh.unl.pt/elsadeluca/

Publicações:

2017 A Notated Graduale-Prosarium from Sens in Lisbon. Portuguese Journal of Musicology. New Series 4/2: 227-46 ISSN 2183-8410 available at http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/326

2017 Musical Cryptography and the Early History of the ‘León Antiphoner’. Early Music History 36: 105–58. ISSN (print) 0261-1279. DOI:10.1017/S0261127917000018.

2017 Royal Misattribution: Monograms in the León Antiphoner. Journal of Medieval Iberian Studies 9/1: 25–51. ISSN: 1754-6559 (Print) 1754-6567 (Online) DOI: 10.1080/17546559.2015.110152. Available at http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17546559.2015.1101521.

2017 Medieval Music Notes as Cryptography (co-authored with J. Haines). In: K. Ellison and S. Kim, eds. A Material History of Medieval and Early Modern Ciphers: Cryptography and the History of Literacy. (Material Readings in Early Modern Culture) Routledge, New York and London, 2018: 30–47. ISBN: 978-1-138-24464-1.

Referência da Bolsa: FCSH/CESEM/EAT/00693
Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)