+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Elsa De Luca

MEMBRO INTEGRADO

Elsa De Luca

Foto
Ver cv
Bolseira Pós-Doutoramento
elsa@campus.ul.pt
Nota Biográfica:

Sou uma musicóloga especializada em antigo canto litúrgico, liturgia e notação musical medieval ibérica e das Saintes-Chapelles em Bari e Paris. Actualmente, como bolseira de pós-doutoramento na Universidade NOVA de Lisboa, dou continuidade à minha investigação em música antiga e coordeno o desenvolvimento da Portuguese Early Music Database (PEM). Entre 2011 e 2103, também bolseira de pós-doutoramento na mesma instituição, a minha investigação centrou-se nas interações entre Portugal e o norte de França no âmbito da música antiga, e contribuí ainda para a implementação da base de dados PEM.

A minha pesquisa desenvolve-se em torno de dois eixos: cantochão e liturgia, e catalogação de manuscritos em bases de dados. O corpo central da minha produção académica, no âmbito do cantochão, inclui importantes descobertas relacionadas com o canto hispânico antigo, as quais resultaram em publicações no âmbito da criptografia e notação musical em importantes revistas especializadas como a Early Music History e Journal of Medieval Iberian Studies.

No domínio das humanidades digitais a minha principal contribuição foi a co-fundação do catálogo em linha Cantus Index (cantusindex.org), uma ferramenta de pesquisa que integra onze bases de dados internacionais de cantochão e que permite pesquisas de cantos para a missa e ofício através do texto ou da melodia.

Colaborei ainda em vários projectos de investigação em Itália, França, Portugal, Reino Unido e Canadá. A minha formação na música teve início com o curso de piano obtido no conservatório entre os anos de 1993 e 2002.

Publicações:

Musical Cryptography and the Early History of the ‘León Antiphoner. Forthcoming in Early Music History 2017

Royal Misattribution: Monograms in the León Antiphoner. Journal of Medieval Iberian Studies, Volume 9, 2017 – Issue 1, pp. 25-51. Available online from: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17546559.2015.1101521: DOI: 10.1080/17546559.2015.110152

Medieval Music Notes as Cryptography (co-authored with John Haines). In: K. Ellison and S. Kim, eds. A Material History of Medieval and Early Modern Ciphers: Cryptography and the History of Literacy. (Material Readings in Early Modern Culture) Routledge. 2017 (forthcoming).

A Methodology for Studying Old Hispanic Notation: Some Preliminary Thoughts. In: Papers read at the 17th Meeting of the IMS Study Group Cantus Planus, Venice, 2014, July 28 – August 1, 2014. Forthcoming.

Rhythmic And Proportional Hidden or Actual ELements in Plainchant: computerized census and integral restoration of a neglected musical repertoire [RAPHAEL project]  (co-authored with Valentina Marangi)In: R. Dalmonte – F. Spampinato, eds. Il ‘nuovo’ in musica e in musicologia: estetiche tecnologie linguaggi. Atti del convegno trento, 18-20 gennaio 2008. Lucca: LIM, 2009, pp. 247-252.

Il canto dell’Exultet nella liturgia beneventana. Rivista Internazionale di Musica Sacra, 2008, 29 (1), pp. 63-104.

Referência da Bolsa: FCSH/CESEM/EAT/00693
Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)