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Filipe Mesquita de Oliveira

MEMBRO INTEGRADO

Filipe Mesquita de Oliveira

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Professor Auxiliar
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Nota Biográfica:

Filipe Mesquita de Oliveira, Doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, é actualmente Professor Auxiliar nessa instituição. O seu domínio de especialização é a música instrumental ibérica dos séculos XVI e XVII, em particular a de tecla. Tem vindo a desenvolver trabalho de investigação em torno da música instrumental portuguesa também noutros períodos históricos, nomeadamente, no período final do Antigo Regime. Actualmente é coordenador do Projecto Música Sacra em Évora no século XVIII que pretende lançar alicerces para o estudo dos fundos musicais da cidade de Évora através da construção de um catálogo digital a ser posto à disposição da comunidade científica. Como conferencista destacam-se diversas apresentações em Portugal e no Estrangeiro: Thirteenth Biennial International Conference on Baroque Music (Leeds, 2008), Medieval-Renaissance Music Conference (Utrecht 2009, Barcelona 2011 & Birmingham 2014), 1st & 2nd International Conference on Keyboard Historical Music (Edinburgh, 2011 & 2013), Performa´11 (Aveiro, 2011), ENIM I & II (Porto, 2011 & Castelo Branco, 2012) e Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820 (Lisboa, FCG, 2013). Entre as suas publicações contam-se: «Some aspects of P-Cug, MM 242: António Carreira’s keyboard tentos and fantasias and their close relationship with Jacques Buus’s ricercari from his Libro primo (1547)» in Interpreting Historical Keyboard Music – Sources, Contexts and Performance (Farnham: Ashgate, 2013); Contributo ao estudo das obras para tecla atribuídas a António Carreira, «O Velho» (Universidade de Évora-UnIMeM/FCT – 2012), «A Formação orquestral durante o período final do Antigo Regime no contexto dos fundos musicais da Sé de Évora – o testemunho da obra de Ignácio António ferreira de Lima»in Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e repertórios (Lisboa: Colibri 2014), «The recompositions of Buus´s ricercari from his Libro primo…(1547) in manuscript P-Cug MM 242 and the didactic processes of the friars of the Santa Cruz Monastery in Coimbra» in History Research (El Monte, California: David Publishing, 2014) e «The Verset and Fabordão Genres in the context of Music Manuscript 242 from The Coimbra University Library» in Revista Portuguesa de Musicologia (2/1 2015, pp. 41-60 ISSN 0871-9705 http://rpm-ns.pt).

Publicações:

«António Carreira’s keyboard tentos and fantasias and their close relationship with Jacques Buus’s ricercari from his Libro primo (1547)» in Interpreting Historical Keyboard Music – Sources, Contexts and Performance (Farnham: Ashgate, 2013).

«A Formação orquestral durante o período final do Antigo Regime no contexto dos fundos musicais da Sé de Évora – o testemunho da obra de Ignácio António Ferreira de Lima» in Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e repertórios (Lisboa: Colibri 2014).

«The recompositions of Buus´s ricercari from his Libro primo…(1547) in manuscript P-Cug MM 242 and the didactic processes of the friars of the Santa Cruz Monastery in Coimbra» in History Research (El Monte, California: David Publishing, 2014).

«The Verset and Fabordão Genres in the context of Music Manuscript 242 from The Coimbra University Library» in Revista Portuguesa de Musicologia (2/1 2015, pp. 41-60, ISSN 0871-9705, http://rpm-ns.pt).

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga

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