Doutoramento
Membro integrado
UÉvora
NOVA FCSH
Filipe Mesquita de Oliveira, Doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, é actualmente Professor Auxiliar nessa instituição. O seu domínio de especialização é a música instrumental ibérica dos séculos XVI e XVII, em particular a de tecla. Tem vindo a desenvolver trabalho de investigação em torno da música instrumental portuguesa também noutros períodos históricos, nomeadamente, no período final do Antigo Regime. Como conferencista destacam-se diversas apresentações em Portugal e no Estrangeiro: Thirteenth Biennial International Conference on Baroque Music (Leeds, 2008), Medieval-Renaissance Music Conference (Utrecht, 2009, Barcelona 2011 & Birmingham 2014), 1st & 2nd International Conference on Keyboard Historical Music (Edinburgh, 2011 & 2013), Performa´11 (Aveiro, 2011), ENIM I, II & III (Porto, 2011, Castelo Branco 2012, Cascais 2013), Congresso Internacional D. Henrique e as múltiplas dimensões do poder no século XVI (Évora, 2012), Residência Cisterciense em S. Bento de Cástris – O Silêncio – (Évora, 2013 & 2014), Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820 (Lisboa, FCG, 2013), III Simpósio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no século XXI (Évora, 2013), III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (Lisboa & Oeiras, 2014). Entre as suas publicações mais recentes contam-se: «Some aspects of P-Cug, MM 242: António Carreira’s keyboard tentos and fantasias and their close relationship with Jacques Buus’s ricercari from his Libro primo (1547)» in Interpreting Historical Keyboard Music – Sources, Contexts and Performance (Farnham: Ashgate, 2013); As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI (Performa´11); Contributo ao estudo das obras para tecla atribuídas a António Carreira, «O Velho» (Universidade de ÉvoraUnIMeM/FCT – 2012); «The Recompositions of Buus´s Ricercari from his Libro primo… in Manuscript P-Cug MM 242 and the didactic processes of the Friars of the Santa Cruz Monastery in Coimbra» in History Research, Vol. 3, nº 6 (Rosemead, David Publishing 2013), Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e repertórios, (Lisboa: Colibri, 2014), Um exemplo da evolução histórica da didáctica organística em Portugal – o Manuscrito 52 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Goiânia: Kelps, 2017), As obras de Teodósio Augusto Ferreira no contexto do panorama musical eborense do derradeiro quartel de oitocentos (Lisboa: Húmus, 2021) e Os hinos e a música comemorativa no contexto das celebrações do 1º de Dezembro em Évora na segunda metade de oitocentos (Lisboa: Urutau, 2024).