+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Maria José Artiaga

MEMBRO INTEGRADO

Maria José Artiaga

Professora Coordenadora Aposentada
mjartiaga@sapo.pt
Nota Biográfica:

Maria José Artiaga fez a licenciatura e realizou o mestrado em Musicologia, com a dissertação “A disciplina de canto coral no período do Estado Novo: contributo para a história do ensino da educação musical em Portugal”, no Curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, tendo frequentado durante um ano, como aluna Erasmus, a Freie Universität em Berlim. Doutorou-se em Musicologia no Royal Holloway da Universidade de Londres com a tese “Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 – 1900”. Foi professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa onde leccionou o Curso de Música na Comunidade e foi presidente do Departamento de Línguas e Artes. Actualmente pertence à linha de investigação “Música no Período Moderno” do CESEM e preside à Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). A sua investigação, assim como as suas publicações têm incidido, nos últimos anos, sobre o período entre 1870 e 1926. Participou nos seguintes projectos financiados: “‘Teatro para Rir’: A comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)”, “ ‘A música no meio’”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)”, “Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI”.

RUN: visitar
Publicações:

“Deconstructing the national, the operetta Maria da Fonte”. In Michela Niccolai and Clair Rowden (ed.). Musical Theatre in Europe 1830-1945. Turnhout, Belgium: Brepols (in press).

“O Fado na composição erudita do final de oitocentos”. In Manuel Pedro Ferreira (coord.). Festschrift Manuel Carlos De Brito. Lisboa: CESEM (in press).

“O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX: ideias e práticas”. In Maria do Rosário Pestana (coord.). Vozes ao Alto – Cantar em Coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos. Lisboa: MPMP, 2014, pp. 47-70. (ISBN: 978-989-98562-2-6).

“Aufbau eines ‘Estado Novo’: Die Rolle des Faches ‘Chorgesang’, in Hans-Werner Heister (hrsg.), Antimoderne, Faschismus, modernisierte Reaktion, Berlin: Weidler Buchverlag, 2005, pp. 81-88. (3-89693-434-1).

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno