(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Maria José Artiaga

MEMBRO INTEGRADO

Maria José Artiaga

Foto
Professora Coordenadora Aposentada
mjartiaga@sapo.pt
Nota Biográfica:

Maria José Artiaga fez a licenciatura e realizou o mestrado em Musicologia, com a dissertação “A disciplina de canto coral no período do Estado Novo: contributo para a história do ensino da educação musical em Portugal”, no Curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, tendo frequentado durante um ano, como aluna Erasmus, a Freie Universität em Berlim. Doutorou-se em Musicologia no Royal Holloway da Universidade de Londres com a tese “Continuity and Change in Three Decades of Portuguese Musical Life 1870 – 1900”. Foi professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa onde leccionou o Curso de Música na Comunidade e foi presidente do Departamento de Línguas e Artes. Actualmente pertence à linha de investigação “Música no Período Moderno” do CESEM e preside à Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). A sua investigação, assim como as suas publicações têm incidido, nos últimos anos, sobre o período entre 1870 e 1926. Participou nos seguintes projectos financiados: “‘Teatro para Rir’: A comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)”, “ ‘A música no meio’”: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)”, “Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI”.

RUN: visitar
Publicações:

“Josephine Amann, uma Maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª Metade do Século XIX”. In Maria Graciete Besse, Maria Araújo da Silva, Ana Paula Coutinho, Fátima Outeirinho (coord.) Exiliance au Fémin dans le Monde Lusophone (XXe – XXIe siècles). Paris: Editions Hispaniques, 2017, Collection “Littérature lusophone”, pp. 291-299. (ISBN: 978-285355-095-6).

“Deconstructing the national: the operetta Maria da Fonte”. In Michela Niccolai and Clair Rowden (ed.). Musical Theatre in Europe 1830-1945. ‘Speculum Musicae, 30’. Turnhout, Belgium: Brepols Publishers, 2017, pp. 387-401 (ISBN: 978-2-503-57766-1).

“O Fado na composição erudita do final de oitocentos”. In Manuel Pedro Ferreira e Teresa Cascudo (coord.) Música e História: estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito. Lisboa: CESEM / Edições Colibri, 2017, pp. 383-402. (ISBN: 978-989-689-662-1).

“O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX: ideias e práticas”. In Maria do Rosário Pestana (coord.). Vozes ao Alto – Cantar em Coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos. Lisboa: MPMP, 2014, pp. 47-70. (ISBN: 978-989-98562-2-6).

“Aufbau eines ‘Estado Novo’: Die Rolle des Faches ‘Chorgesang’, in Hans-Werner Heister (hrsg.), Antimoderne, Faschismus, modernisierte Reaktion, Berlin: Weidler Buchverlag, 2005, pp. 81-88. (3-89693-434-1).

[:en]

“Deconstructing the national, the operetta Maria da Fonte”. In Michela Niccolai and Clair Rowden (ed.). Musical Theatre in Europe 1830-1945. Turnhout, Belgium: Brepols (in press).

“O Fado na composição erudita do final de oitocentos”. In Manuel Pedro Ferreira (coord.). Festschrift Manuel Carlos De Brito. Lisboa: CESEM (in press).

“O início do canto em coro no contexto educativo português no século XIX: ideias e práticas”. In Maria do Rosário Pestana (coord.). Vozes ao Alto – Cantar em Coro em Portugal (1880-2014): protagonistas, contextos e percursos. Lisboa: MPMP, 2014, pp. 47-70. (ISBN: 978-989-98562-2-6).

“Aufbau eines ‘Estado Novo’: Die Rolle des Faches ‘Chorgesang’, in Hans-Werner Heister (hrsg.), Antimoderne, Faschismus, modernisierte Reaktion, Berlin: Weidler Buchverlag, 2005, pp. 81-88. (3-89693-434-1).

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno