+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ricardo Guerreiro

MEMBRO INTEGRADO

Ricardo Guerreiro

Foto
rguerreiro@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Ricardo Guerreiro (Lisboa, 1975) desenvolve a sua actividade de compositor predominantemente no domínio da criação de música por computador, partindo sobretudo do seu interesse pela descrição algorítmica do fenómeno sonoro e da estruturação musical. Ao longo dos últimos anos tem vindo a colaborar com diferentes músicos na composição de situações performativas colaborativas de contexto diversificado. No âmbito da investigação musicológica, interessa-se pelo carácter fundamentalmente ontológico da Estética enquanto disciplina que implica uma avaliação da nossa aproximação à técnica, isto é da maneira como nos relacionamos com os meios de que dispomos, bem como do contexto alargado de actuação, nomeadamente os espaços cultural, social e físico.
É doutorado em Informática Musical / Computer Music pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Diplomou-se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (2000) e em Música Electrónica (2004) pelo Conservatorio di Musica Benedetto Marcello di Venezia, Itália. Concluiu, em 2007, a licenciatura em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Frequentou cursos e seminários de composição em Lisboa, Porto, Aveiro, Paris (IRCAM – ’99), Darmstadt (’98 e 2000) e Veneza, com nomes como Annette Vande Gorne, Chaya Czernowin, Curtis Roads, Emmanuel Nunes, François Bayle, Hans Zender, Helmut Lachenmann, Isabel Mundry, Julio Estrada, Mark André, Morton Subotnick e Salvatore Sciarrino, entre outros, bem como os seminários semestrais de Estética (2001) e Iconologia (2004) de Giorgio Agamben, respectivamente nas Universidades de Verona e Veneza.
Como bolseiro do Governo Italiano desenvolveu, entre 2001 e 2002, um projecto de investigação sobre a música informática em “Prometeo” de Luigi Nono, orientado pelo Prof. Alvise Vidolin e tendo como instituições acolhedoras o Centro de Sonologia Computacional (CSC) da Universidade de Pádua e o Arquivo Luigi Nono em Veneza. Entre 2004 e 2014 criou e orientou o Laboratório de Som e Composição do curso de Cinema / Imagem em Movimento do Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual). Foi professor (2010-2013) nos cursos de Produção Multimédia Interactiva e de Design Sonoro no IPA (Instituto Politécnico de Estudos Autónomos). Tem colaborado, como formador, na ETIC (Escola Técnica de Comunicação e Arte) e na EPI (Escola Profissional de Imagem) desde 2007. Entre Janeiro e Outubro de 2016 foi assistente de informática musical na empresa ADDAC System, criadora de sintetizadores modulares.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Imagens:
image_preview (1)