+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Rodrigo Hoffmann

COLABORADOR

Rodrigo Hoffmann

Doutorando
rodrigohoffmann@hotmail.com
Nota Biográfica:

Formado em fagote (2005) e cravo (2016) pela Escola de Música de Brasília, participou de festivais em Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Londrina, São Paulo, Campos do Jordão e Lanciano (Itália). Foi fagotista da Orquestra Filarmônica de Brasília e participou como músico convidado da Camerata do Brasil, da Orquestra de Câmara Goyazes e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Em 2006 foi finalista regional do Prêmio Furnas Geração Musical. É licenciado (2006) e mestre (2012) em Música pela Universidade de Brasília. Seu trabalho de mestrado foi publicado como livro “A Educação profissional em música no Brasil” pela editora Novas Edições Acadêmicas. Foi professor do Instituto Federal de Brasília e da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília, onde atuou como professor tutor, autor e supervisor. É professor de fagote e disciplinas relacionadas na Escola de Música de Brasília e integra o Ybytu Quinteto de Sopros. Atualmente, cursa o doutoramento em Ciências Musicais na FCSH/NOVA com uma investigação sobre as práticas musicais dos fagotistas no Rio de Janeiro durante o século XIX.

Publicações:

HOFFMANN VELLOSO DA SILVA, Rodrigo. Educação profissional em música no Brasil: O Programa de Expansão da Educação Profissional na Escola de Música de Brasília. 1. ed. Saarbrücken – Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2014. 164p .

HOFFMANN, Rodrigo. Concepções de musicalidade em uma escola de educação profissional em música: um estudo com professoras de palhetas. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa/PB. Anais do XXII Congresso da Associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012. p. 732-739.

HOFFMANN, Rodrigo. O reconhecimento de saberes profissionais em música no Brasil. In: XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2012, Fortaleza/CE. Anais do XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 2012. p. 415-421.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Tese de Doutoramento: O programa de expansão da educação profissional na Escola de Música de Brasília: a perspectiva de professores
Orientação:

Maria Isabel Montandon

Resumo:

A pesquisa investigou a percepção de professores acerca do processo de implementação do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP no Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília – CEP/EMB. O PROEP foi um programa de investimento financeiro que teve por objetivo colocar em prática os novos dispositivos legais da reforma da educação profissional por meio do financiamento na infraestrutura das escolas, na gestão da educação profissional e no desenvolvimento técnico-pedagógico das instituições. As questões de pesquisa que nortearam este trabalho foram: qual a percepção dos professores acerca do processo de implementação do PROEP no CEP/EMB? Quais eram suas expectativas? O que eles percebem como mudanças? O que eles atribuem como consequências desse processo? Como eles avaliam os resultados? Por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com professores da instituição e análise de documentos escolares, foi possível identificar que cada professor apresentou diferentes perspectivas acerca da efetividade do PROEP na escola, conforme suas expectativas e função desempenhada à época. Se por um lado, os professores em cargos de direção percebem grandes mudanças em relação à infraestrutura da escola, por outro, para os professores em sala de aula a percepção sobre o coletivo é de poucas mudanças pedagógicas. No entanto, eles atribuem mudanças pessoais em suas práticas a partir da reflexão desencadeada no processo de implementação do PROEP e posteriormente.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno