(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

© Vera Marmelo

Joana Gama: John Cage & Hans Otte – Conferência e Novo artigo

4 de Novembro de 2021 – 19-20.30h

Goethe-Institut Lisboa

Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 Lisboa
Website: https://www.goethe.de/ins/pt/pt/ver.cfm?fuseaction=events.detail&event_id=22287191

Sob o título Oriente:Ocidente – Cage Otte, a Culturgest apresenta a peça central do festival Hans Otte: Sound of Sounds. Numa sala de concertos especialmente preparada, obras-primas para piano de John Cage (1912-1992) e Hans Otte (1926-2007) entrarão num diálogo de som espacial entre dois pianos. Nesta conferência realizada no âmbito académico, a lendária pianista Margaret Leng Tan junta-se a Joana Gama e Ingo Ahmels, curadores do festival Hans Otte : Sound of Sounds para uma reflexão sobre os percursos tão singulares como distintos de Hans Otte e John Cage.

MARGARET LENG TAN
Margaret Leng Tan é uma das intérpretes mais conceituadas da Música Experimental Americana. Tan, cujo trabalho abrange teatro, coreografia, performance, foi saudada como a “diva do pianismo de vanguarda” pela The New Yorker. É conhecida como intérprete proeminente de John Cage, seu mentor durante onze anos.

JOANA GAMA
Joana Gama é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Em Outubro de 2020, num concerto na Culturgest, estreou, em Portugal, o ciclo para piano “O Livro dos Sons” de Hans Otte.

INGO AHMELS
Ingo Ahmels trabalha como músico (pianista, compositor, dramaturgo, curador, pesquisador e produtor musical, conferencista e professor), bem como artista visual, tradutor e documentarista. Ahmels publicou ou lançou CDs, livros, artigos especializados e resenhas, programas de rádio, filmes e catálogos de artistas.


Publicação do artigo de Joana Gama “Ce que je suis: A multidisciplinaridade como modus operandi ou a transgressão como filosofia” no livro Transartes, arte expandida e novas linguagens.

Download disponível aqui: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/270/showToc