António Pedro Ventura Brás
Licenciatura
Colaborador/a
NOVA FCSH
António Brás é um aluno recém-licenciado em Ciências Musicais pela NOVA-FCSH, tendo concluído o curso com uma média de 16 em 27 de junho de 2024. Entrou no mestrado em Artes Musicais, o qual irá iniciar, em regime pós-laboral, em setembro do ano letivo 2024-2025.
Para além de licenciado em Ciências Musicais, licenciou-se também em Biologia, tendo decidido mudar para a área da música logo depois da sua conclusão em 2018.
Atualmente é também músico teclista de géneros clássicos e contemporâneos, como pop-rock e Jazz começou a aprender canto recentemente.
O fascínio de António pela área da música começou desde os seus 13-14 anos e foi-se aprimorando lentamente. No início, embora não tenha tido aulas nem frequentado o conservatório, tentava copiar os movimentos dos pianistas que ele encontrava a tocar em plataformas como o YouTube. Desde então, teve também o primeiro contacto com software de produção musical em 2013.
Assim que terminou a licenciatura em Biologia, frequentou o curso de Criação e Produção Musical na escola World Academy no ano letivo 2018-2019, no qual adquiriu bases que vão de encontro às tecnologias da música e ao trabalho em estúdio musical.
No período da pandemia Covid-19, aproveitou o seu tempo em casa para fazer formações online sobre teoria musical e sobre aperfeiçoamento de técnica ao piano, componentes essas que se revelaram uma grande mais-valia no seu percurso nos anos seguintes, sendo que frequentou, nos mesmos anos da licenciatura em Ciências Musicais, a Escola de Jazz Luís Villas-Boas, pertence ao mais antigo clube de Jazz do nosso país, o Hot Clube de Portugal.
António realizou também um estágio curricular no Museu Nacional da Música em 2023, o que lhe proporcionou algumas bases de como tratar coleções num âmbito museológico, mais especificamente no contexto de artigos musicais.