Entre o Popular e a Vanguarda: a influência da Poesia Concreta no álbum “Araçá Azul” (1973), de Caetano Veloso

Entre o Popular e a Vanguarda: a influência da Poesia Concreta no álbum “Araçá Azul” (1973), de Caetano Veloso

Investigador principal: Guilherme Granato

Resumo

Caetano Veloso é um dos compositores mais importantes da música popular brasileira e da canção em língua portuguesa. Sabe-se, por declarações do próprio compositor, da forte influência recebida da Poesia Concreta, principal movimento de vanguarda brasileiro da segunda metade do século XX. Esta pesquisa busca identificar e analisar essa influência na produção de Veloso no período posterior à efervescência do movimento Tropicália, com foco no disco “Araçá Azul”, lançado em 1973. De acordo com o compositor, o álbum representou a retomada de um projecto de disco “concretista-paulista”, interrompido por sua prisão e exílio. Ou seja, trata-se de um trabalho directamente influenciado pelo ideário estético-conceitual da Poesia Concreta. Tal facto convida a uma análise detida do álbum, buscando esmiuçar suas particularidades enquanto produto da aproximação entre um compositor de música popular e um movimento de vanguarda poética, em diálogo com as questões estéticas e políticas do ambiente cultural brasileiro daquele período e, em escala mais ampla, com os desdobramentos da arte na segunda metade do século XX.

Período de implementação
2022-2026
Referência
2021.06239.BD
Instituição financiadora
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de início
01/01/2022
Data de fim
31/12/2026
Palavras-chave
Caetano Veloso; Araçá Azul; Poesia Concreta; Música Popular
Grupo de investigação