A carregar visualização
A Investigação desempenha um papel cada vez mais determinante no Ensino Superior, e a Interpretação Musical é uma área de investigação cada vez mais activa, alargada, diversificada e estimulante. Por essa razão, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) criou recentemente a linha temática “Música e Interpretação”, que agrega investigadores dos vários...
Em 2021 foi publicado pela Libreria Musicale Italiana e pelo Centro Studi Santa Giacinta Marescotti (Saggi Ruspoli), um livro sobre a obra Laudate pueri Dominum de Niccolò Jommelli (1714-1774), cuja única fonte conhecida se encontra na BNP (F.C.R. 549). Trata-se de manuscrito autógrafo de uma monumental obra para 4 coros (16 vozes) e baixo contínuo...
THE SOUND AESTHETIC IN EXPERIMENTAL MUSIC PRACTICES Riccardo Wanke in conversation with Michael Clarke and Makis Solomos Organised by RiSME digitali, research group on electroacoustic music of SIdM (Italian Musicological Society) and supported by AIMI (Italian Computer Music Association) The event is free and open to anyone. The discussion will be in English and it will...
O 10o Encontro Música, Teoria Crítica e Comunicação terá lugar a 14 e 15 de Junho de 2022 no Campus de Campolide (estando prevista a transmissão por Zoom). Além de comunicações individuais e painéis temáticos, teremos dois debates em torno de dois livros de publicação recente ou iminente por investigadores do Grupo de Teoria Crítica...
O Simpósio Permanente de Investigação do CESEM pretende dar a conhecer a todos os membros do centro, bem como ao grande público, os seus grupos e linhas temáticas de investigação, as suas investigadoras e os seus investigadores e os projectos em que estão envolvidos. Nos primeiros 20 a 25 minutos é realizada a apresentação. Nos...
Session no. 1 Silencing the Other: Intersections of Disability, Gender and Music in Cinematic Representation • James Deaville (Carleton University) «This paper uncovers the problematic intersection of music, disability, and gender in recent Hollywood films that feature non-speaking women as protagonists: Ada in The Piano (1994) and Elise in The Shape of Water (2017). The popular press has lauded both...
No âmbito do projecto do CESEM Canto Cristão do Leste em Portugal, será organizada uma Mesa Redonda com o título “O Português – língua cristã ortodoxa”. O encontro contará com a participação de estudiosos, um espaço de conversa com sacerdotes, tradutores e músicos activos nesta área, com o intuito de continuar a desenvolver estes assuntos,...
A observação e enunciação da música e do som como práticas sociais e instrumentos de poder e representação verifica-se em todas as épocas e quadrantes. Entre as primeiras narrativas sobre os poderes do som e o estado do conhecimento neste domínio na 3a década do séc. XXI reconhecem-se preocupações comuns, repercutidas no tempo, e assinalam-se...
O site encontra-se em remodelação. Alguns conteúdos poderão não estar actualizados.
|