Luzia Aurora Rocha nomeada para o Comité Directivo do Grupo de Estudos “Iconografia Musical” da IMS
Luzia Aurora Rocha foi nomeada para o Comité Directivo do Grupo de Estudos “Iconografia Musical” da International Musicological Society (IMS), substituindo Gabriela Currie (University of Minnesota). A investigadora do CESEM juntar-se-á a Nicoletta Guidobaldi (Alma Mater Studiorum – Università di Bologna, Itália) e a Björn R. Tammen (Österreichische Akademie der Wissenschaften, Áustria). A nomeação ocorreu... Read More
5
Set
2024
“Música no Museu – Catálogo de Instrumentos Musicais e Iconografia Musical do Museu Municipal Carlos Reis” I Lançamento
“Música no Museu – Catálogo de Instrumentos Musicais e Iconografia Musical do Museu Municipal Carlos Reis” é um catálogo de autoria da investigadora do CESEM Luzia Aurora Rocha. O lançamento contará com uma nota de apresentação pelo iconógrafo Luís Correia de Sousa.
5
Set
2024
Do que um homem é capaz — o acervo documental de José Mário Branco
Esta exposição foca-se no acervo documental físico e digital de José Mário Branco (1942-2019), compositor, letrista, intérprete, arranjador e produtor discográfico que marcou profundamente o panorama musical português. Ainda durante o seu exílio em França (1963-1974), José Mário Branco começou a organizar pastas em que depositava documentação relacionada com as diversas actividades desenvolvidas, tendo mantido... Read More
Revista Portuguesa de Musicologia | Volume 9/1 (2022)
A Revista Portuguesa de Musicologia (RPM nova série) publicou recentemente online o volume 9/1 (2022), disponível em acesso aberto neste endereço. Para consulta e download dos conteúdos visite o site oficial da RPM.
Artigo de Andrew Woolley em Music & Letters
Um artigo escrito por Andrew Woolley, no qual examina a aquisação de manuscritos musicais italianos pela coroa Portuguesa entre ca. 1770 e ca. 1820, foi publicado no número 105/3 da revista Music & Letters (Oxford University Press). Clique aqui para saber mais.
2
Set
2024
12º Encontro “Música, Teoria Crítica e Comunicação”
O 12º Encontro “Música, Teoria Crítica e Comunicação” terá lugar na NOVA FCSH, no Auditório B2, nos próximos dias 27 e 28 de Setembro. O programa está organizado em cinco painéis temáticos: I – A música na era digital; II – Imaginários da música popular brasileira; III – Dobras musicais; IV – Música, cultura e sociedade em Portugal... Read More
NCMM – Nova Contemporary Music Meeting I Propostas até 20 de Novembro
A 4ª edição do NCMM acolhe propostas que incidam sobre o tema abrangente da Memória Musical Actual e seus aspectos relacionados. A memória é um elemento fundamental nos processos de criação, execução, recepção e estudo da música. À medida que a cena musical evolui, os processos de rememoração e envolvimento entre a música do passado... Read More
“A voz em movimento: música, saúde e bem-estar” I Curso Livre de Longa Duração
“A voz em movimento: música, saúde e bem-estar” iniciará dia 18 de Setembro, terminando a 7 de Maio de 2025. O curso é composto por seis módulos e será leccionado às quartas-feiras, das 18h00 às 21h00, por Cecília Valentim (docente) e Helena Rodrigues (docente responsável). O propósito deste curso é a prática e a compreensão... Read More
28
Ago
2024
IX Workshop CysMus – Perspetivas Glocais sobre Música e Media
No século XXI, a música encontra-se intrinsecamente ligada aos meios digitais e à Internet. Das plataformas de streaming à IA generativa, passando pelas comunidades de discussão online, as fronteiras entre o offline e o online tornam-se cada vez mais ténues. Mas se outrora predominava a hipótese de que essas mediações tecnológicas impulsionariam, hoje, a atenção... Read More
Concurso FCT-Tenure I Resultados provisórios
Foram publicados, a 14 de Agosto, os resultados provisórios do Concurso FCT-Tenure. Este é o primeiro instrumento de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para cofinanciamento da contratação de até 1000 (mil) investigadores doutorados, exclusivamente para posições permanentes. O CESEM obteve as seis posições pedidas. Duas delas são para a docência e articulam-se,... Read More