Performance of Medieval Monophony: Text and Image as Evidence for Musical Practice, editado por Kristin Hoefener e Claire Taylor Jones, Textus & Musica 7 (2023)

Esta edição da Textus & Musica, “Performance of Medieval Monophony: Text and Image as Evidence for Musical Practice”, explora fontes textuais e visuais relacionadas com a performance da canção monofónica medieval, fornecendo uma visão dos contextos e práticas históricas. A canção monofónica é fundamental para a cultura musical medieval, mas muitas questões relacionadas com a...
Read More

Nova estrutura curricular do Mestrado em Artes Musicais I Candidaturas abertas

Estão abertas até 22 de Julho as candidaturas ao Mestrado em Artes Musicais da FCSH. A sua nova estrutura curricular, com uma abordagem multidisciplinar no quadro das Ciências Musicais, centra-se nas técnicas, práticas criativas e de performance, ligadas à indústria da música e do espectáculo. O Mestrado em Artes Musicais trata aspectos técnicos e artísticos,...
Read More
28 Jun 2024

Simpósio Musica Monialium

O Simpósio Musica Monialium é uma das iniciativas do projecto AVEMUS – A Música em estilo concertante no antigo Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1775-1829), financiado pela FCT e realizado no enquadramento institucional do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências...
Read More

Call for Papers – IV Congresso Internacional Repensar as Paisagens Sonoras: Comunidades, Património e Tradições + 4.º Encontro do Comité Nacional do ICTMD- Portugal

O Congresso Internacional Paisagens Sonoras: Tradições, Comunidades e Património, que coincide com o 4.º Encontro do Comité Nacional do ICTMD – Portugal, é organizado pelo Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM) – Pólo de Évora/ Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, no âmbito do Laboratório Associado IN2PAST, contando com...
Read More

Sessão de Musicografia Braille com Eduarda Azevedo

A Filarmónica Enarmonia da Associação Bengala Mágica, com o apoio do CESEM e do Departamento de Ciências Musicais, prosseguiu no passado dia 7 de Junho com as formações para o ensino da música a pessoas cegas e com baixa visão na NOVA FCSH. No seguimento das sessões realizadas no passado ano lectivo sobre recursos e...
Read More

Linha Temática de Iconografia Musical no Congresso RidIM, Viena, 2024 – Laughing your staves off: irony, satire, and parody in visual representations and narratives of music

Manuel Mendes Madeira, colaborador da Linha Temática de Iconografia Musical, foi seleccionado para participar no congresso RIdIM 2024, com a comunicação: ” ‘The “Insolite” in the Opera: Perplexity or laughter? through Rafael Bordalo Pinheiro’s nineteenth century caricatures’. A ’23rd International Conference of Association RIdIM’ decorrerá em Viena (Áustria) na Universität für Musik und darstellende Kunst...
Read More

MedRen 2024 – Linha Temática de Iconografia Musical

Entre os dias 6-9 de Junho decorre em Granada o MedRen – Medieval and Renaissance Music Conference. A Linha Temática de Iconografia Musical do CESEM faz-se representar com um painel intitulado “Idade Média, Renascimento e a posteridade: vibrações iconográfico-musicais na arte e música em Portugal”. Esta sessão temática aborda vários estudos sobre a iconografia musical...
Read More