VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo (ON-LINE)

22/11/2021 - 24/11/2021

O VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo on-line, será realizado pelo Conservatorio de Música Gilardo Gilardi (CGG – Argentina) e a Facultad de Artes de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP – Argentina), em pareceria com o Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG- Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Portugal) e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre o dias 22 e 24 de novembro de 2021. Contará, ainda, com a adesão do Foro Argentino de Compositoras (FADeC- Argentina) e o Instituto de Investigación en Producción y Enseñanza del Arte Argentino y Latinoamericano (IPEAL- Argentina).

Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. Este ano, o VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será novamente no formato remoto (on-line) e a temática central será a obra para piano do compositor argentino Mariano Etkin (1943 -2016), falecido há 5 anos.

Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores dos séculos XX e XXI (inclusive obras que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação). Convidam-se performers, compositores e investigadores interessados em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas nas modalidades Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra.

A programação do VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo consiste em:

• Conferências abordando o tema central do evento
  • Mesas-Redondas
  • Comunicações de Pesquisa
  • Recitais-palestra
  • Concertos

Categorias de Submissão de Trabalho:

• Comunicações de Pesquisa: nessa modalidade poderão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. Para a submissão deverá ser enviado um link contendo um vídeo INÉDITO com a comunicação (com duração máxima de 15 minutos). A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos. Essa comunicação deve ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos membros da Comissão Científica para avaliação. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
  • Recitais-palestra: nessa modalidade deverão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação artística. Para a submissão deverá ser enviado um link contendo um vídeo INÉDITO com recital-palestra (com duração máxima de 30 minutos). A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos. Essa comunicação deve ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos membros da comissão científica para avaliação. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.

Comissão Organizadora:

Gabriela Bantar (UNLP/ CGG/ Argentina)

Gerardo Guzman (UNLP/ CGG/ Argentina)

Patricia Bantar (UNLP/ CGG/ Argentina)

Ana Cláudia Assis (UFMG/ Brasil)

Madalena Soveral (ESMAE/ CESEM/Portugal)

Fabio Janhan (UFMG/ Brasil)

Comissão Científica:

Fernando Corvisier (USP/ Brasil)

Fátima Corvisier (USP/ Brasil)

Susana Castro Gil (UFMG/Brasil-Colômbia)

Cliff Korman (UNI-RIO/Brasil-Estados Unidos)