Andrew Woolley
Andrew Woolley é um Investigador FCT e membro do grupo “Estudos de música antiga” no CESEM. Na sua investigação em musicologia, trabalha em arquivos, estuda codicologia, e analisa música. É um especialista nas fontes e estilo da música inglesa da segunda metade do século XVII, e da música italiana e francesa em Inglaterra c.1650–1750. O seu dotouramento considerou as fontes da música para teclados em Inglaterra ca. 1660-1720, e antes de 2016 foi investigador e professor assistente na Universidade de Edimburgo (Leverhulme Early Career Fellow, 2011-13), e Universidade de Bangor (Lecturer in Music, 2013-14). Como Investigador FCT (2016-) tem um projecto para pesquisar a codicologia das fontes de música portuguesa ca.1640-1720 e fazer estuda das praticas dos compositores portugeses deste período, especialmente em relação num contexto europeu mais alargado.
[:Andrew WOOLLEY, English Keyboard Music 1650–1695: Perspectives on Purcell, Purcell Society Companion Series, 6 (Stainer and Bell, London, forthcoming) Andrew WOOLLEY, “England”, in The Cambridge Companion to the Harpsichord, edited by Mark Kroll (Cambridge, Cambridge University Press, forthcoming). Andrew WOOLLEY (2017): “Snapshots of a Genre in the Making: Francesco Geminiani’s ‘Sonate a violino’, Op. 1, and Francesco Scarlatti’s 11 Sonatas a4 as Precursors of English Corellian Concertos”, Pietro Marchitelli, Michele Mascitti e la Scuola strumentale Napoletana, ed. C. Ortolani and F. Zimei (Libreria Musicale Italiana).[:en]A. Woolley, ed. (2017): English Keyboard Music 1650–1695: Perspectives on Purcell (Purcell Society Companion Series, vol. 6).
A. Woolley (2017): “Snapshots of a Genre in the Making: Francesco Geminiani’s ‘Sonate a violino’, Op. 1, and Francesco Scarlatti’s 11 Sonatas a4 as Precursors of English Corellian Concertos”, Pietro Marchitelli, Michele Mascitti e la Scuola strumentale Napoletana, ed. C. Ortolani and F. Zimei (Libreria Musicale Italiana).
A. Woolley (2015): “Neapolitan sacred music in eighteenth-century Britain: the case of Pergolesi’s ‘Messa di S. Emidio'”, Pergolesi Studies 10, 186–207.
A. Woolley (2013): “Purcell and the reception of Lully’s ‘Scocca pur’ (LWV 76/2) in England”, Journal of the Royal Musical Association, 138/2, 229–273.