António João dos Santos Fernandes e Malta Gomes

António Malta Gomes

António João dos Santos Fernandes e Malta Gomes (n. 1998), natural de Macedo de Cavaleiro. Desde pequeno com ligações à música, com incisão na música tradicional, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Municipal de Bragança na classe do professor Hugo Rodrigues. No ano letivo 2013/2014 ingressou na ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela também na classe de Hugo Rodrigues. Terminou o curso com classificação elevada. Enquanto investigador, a elaboração de uma monografia intitulada “Viagem à tradição: Gaita-de-foles na perspectiva de Trás-os-Montes e Galiza” foi um momento marcante da sua vida estudantil, culminou numa apresentação pública da mesma na qual obteve a classificação máxima, foi inserida num e-book intitulado de “Boas Práticas de Provas de Aptidão Profissional” editado pela Universidade Católica Portuguesa, apresentada no âmbito do Encontros ArRiscar na mesma instituição, foi ainda vencedora do 2o prémio no concurso Escola Empreendedora, promovido pelo projecto CLDS 3G de Mirandela, foi ainda reconhecida e elogiada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dra. Maria Fernanda Rollo. Em 2016 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na classe da professora Marta Eufrazio, onde ainda estuda atualmente. Durante este tempo teve a oportunidade de trabalhar com grandes maestros como Pedro Neves, Osvaldo Ferreira, Peter Askim, António Saiote, Thomas Hauschild, Andreas Stoehr, José Eduardo Gomes, Jan Wierzba, entre outros. Teve ainda o privilegio de trabalhar com grandes violinistas, como Jela Špitková, Zofia Wóycicka, Augusto Trindade, Pedro Piñol, Ilya Grubert, Afonso Fesch, Yossif Grinman, entre outros. Quanto à Música de Câmara estudou com Gustavo Delgado, Ryszard Wóycicki, Afonso Fesch, Marta Eufrazio e Pedro Meireles, teve masterclasses com Juan Carlos Garvayo e Caspar Frantz.