Beatriz Silva

Sofia Beatriz Ferreira da Silva

Nota Biográfica

Beatriz Silva é mestre em Estudos Interculturais Português-Chinês e licenciada em Línguas e Culturas Orientais, ambos pela Universidade do Minho, coordenados pela Professora Doutora Sun Lam. Durante a licenciatura, obteve o segundo e o primeiro prémios no concurso Chinese Bridge, promovido pelo Confucius Institute Headquarters – Hanban, em Braga (2014) e Lisboa (2015), respetivamente, tendo, com este último, representado Portugal na mesma competição realizada a nível internacional em Changsha (China, 2015).
Desde 2019 que frequenta o doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigando o papel da música e ópera revolucionárias na China Maoísta. Em 2020, publicou o seu primeiro artigo na revista Diacrítica, intitulado Música e Poder em Confúcio e Mao Zedong.
Profissionalmente, desde 2018, realiza trabalhos na área da tradução Chinês-Português. Paralelamente, colabora a título voluntário com a associação SPEAK, lecionando mandarim (nível básico) e cultura chinesa.
Na sua juventude, frequentou aulas de canto com as professoras Inês Villadelprat, Joana Pereira e Sílvia Pinto, tendo, posteriormente, obtido os primeiros prémios nos seguintes concursos: Concurso de Canções Chinesas para Estudantes Internacionais, promovido pela Universidade de Nankai em Tianjin (2016); Concurso de Canções Chinesas interpretadas por Não-Nativos, promovido pelo Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa (2018); e o Projeto Artístico – Festival da Canção, organizado pela Câmara Municipal de Barcelos na mesma cidade (2019).