Christine Wassermann Beirão

Christine Wassermann Beirão

Nota Biográfica

Christine Wassermann Beirão, nascida em Berlim (Alemanha), diplomou-se em Flauta de bisel na Universidade das Artes de Berlim. Fez o Mestrado (Magister Artium) em Ciências Musicais e Anglística na Universidade Técnica de Berlim e doutorou-se “magna cum laude” em Ciências Musicais na Universidade das Artes, com a tese intitulada “Idílio musical. Estudos sobre um topos oculto”.

Foi professora de flautas de bisel e professora contratada de Ciências Musicais na Universidade das Artes de Berlim. Participou como assistente científica no projeto da Deutsche Forschungsgemeinschaft “A Obra de Olivier Messiaen e as suas consequências para a música contemporânea”. Durante uma década, foi diretora da secção de música na Fundação Guardini em Berlim, fundação que realiza projetos interdisciplinares no triângulo Artes contemporâneas – Ciências – Fé.

Além de artigos para revistas especializadas, escreveu textos para programas de concertos da Orquestra Filarmónica de Berlim e da Casa da Música no Porto, entre outros, e para vários CDs.

De 2009 até 2015, teve uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, com o projeto “Compositores portugueses da primeira metade do século XX e o nascimento de um estilo nacional”, acolhido primeiro pelo CITAR / Universidade Católica do Porto e em seguida pelo CESEM / Universidade Nova de Lisboa, onde continua como investigadora associada.

Presentemente está a investigar espólios de compositores portugueses, principalmente o de José Vianna da Motta, sobre quem tem publicado várias obras na Alemanha e em Portugal. Publicou também um Catálogo do espólio musical de Luiz Costa. Atualmente, está a preparar uma edição de correspondência de Vianna da Motta.