(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Fernando Lacerda Simões Duarte

COLABORADOR

Fernando Lacerda Simões Duarte

Morada: CESEM NOVA FCSH
fernandolacerda@ufpa.br
Nota Biográfica:

Graduado em Direito e em Música (Composição e Regência). Mestre e doutor em Música pela UNESP. Realizou estágios pós-doutorais junto aos PPGs Música/UFMG e Artes/UFPA, ambos com bolsa PNPD/CAPES. Possui experiência docente nos níveis fundamental, técnico, superior, de especialização e pós-graduação stricto sensu. Sua pesquisa de campo em acervos alcança cerca de 135 cidades, mais de um terço na Amazônia. Tem se dedicado principalmente às temáticas da música religiosa e dos acervos musicais brasileiros. Autor de um livro e aproximadamente 150 títulos, entre artigos, capítulos e trabalhos completos em anais, publicados ou no prelo, dos quais, mais de 120 como único autor. Foi segundo secretário da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Brasil). É docente da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) junto à Escola de Música da Universidade Federal do Pará.

Ligações:

http://cienciavitae.pt//C910-29AF-E79D

http://lattes.cnpq.br/4412726528039535

http://orcid.org/0000-0001-7506-5413

Publicações:

DUARTE, F. L. S.. Canticos Christaõs, ou os Hymnos mais Celebres do Officio Ecclesiastico, traduzidos em portuguez: uma chave para a compreensão das continuidades no uso da língua portuguesa na música religiosa católica. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 26(3), p. 1-44, 2020.

DUARTE, F. L. S.. Patrimônio musical bibliográfico na Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém do Pará: um estudo acerca de memórias e identidades em uma coleção especial. ORFEU, v. 5(3), p. 444-480, 2020.

DUARTE, FERNANDO. A língua vernácula na música católica no Brasil desde o século XIX: cânticos espirituais e as representações acerca da participação ativa dos fiéis nos ritos religiosos. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 115-146, 2016.

DUARTE, FERNANDO. Patrimônio arquivístico-musical no Brasil: os desafios interdisciplinares da preservação e difusão da memória musical de tradição escrita. ACESSO LIVRE, v. 6, p. 106-124, 2016.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno

Linhas e Núcleos de Investigação:

Estudos de Ópera

Paleografia e Edição Musical

 

Núcleo Caravelas