Luís Henriques

Luís Henriques

Nota Biográfica:

Doutorando em Musicologia na Universidade de Évora, onde se licenciou em Musicologia, é Mestre em Ciências Musicais pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa. É colaborador do CESEM/UÉvora, MPMP e Atelier Acroarte, tendo sido bolseiro do projecto FCT “ORFEUS”. Fundou o Ensemble da Sé de Angra e Ensemble Eborensis, realizando concertos em Portugal e França tendo também gravado um CD. O seu trabalho tem-se centrado na polifonia vocal sacra portuguesa dos séculos XVI e XVII, sobretudo aquela associada à Sé de Évora, e a música nos Açores desde o povoamento ao início do século XX.

Publicações e outros outputs:

“O canto do ofício na Quaresma e Semana Santa no Mosteiro de S. Bento de Cástris: O manuscrito P-EVad Ms 29 e a sua organização”, em Antónia Fialho Conde e António Camões Gouveia (dirs.), Do Espírito do Lugar – Estética, Silêncio, Espaço, Luz. Évora: Publicações do Cidehus, 2016, 47-59.

“Polifonia na Sé de Angra: O Liber Missarum de Duarte Lobo”, Cadernos de Musicologia – Glosas 9 (Setembro 2013).

“Ensinar segundo o modelo do Motu Proprio de Pio X: A Schola Cantorum estabelecida na Sé de Angra do Heroísmo”, Revista Portuguesa de Educação 2 (Setembro 2012), 53-58.