+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

André Malhado

COLABORADOR

André Malhado

Foto
andreadnmalhado@gmail.com
Nota Biográfica:

André Malhado desenvolve investigação nos domínios da sociologia da música; música, media, comunicação e tecnologias; ciberculturas e ciberpunk; teoria, análise e metodologias das ciências musicais: particularmente desde finais do século XIX e até à atualidade. Encontra-se neste momento no final do segundo ano do Mestrado de Ciências Musicais – especialização em Musicologia Histórica –, com uma Dissertação que discute o panorama histórico, teórico e conceptual da música presente nos audiovisuais de narrativa ciberpunk, produzidos entre 1982 e 2017, com o objetivo de propor uma categorização de base musicológica e sociológica.

Membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC), SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música) e do CysMus (Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura), todos estes integrados no Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM), onde foi bolseiro de investigação entre 2017 e 2018 (FCSH/CESEM/EAT/00693/BI Licenciado). No contexto do Centro de Investigação, tem participado na organização de colóquios e seminários especializados nas suas áreas de interesse e apresenta frequentemente comunicações e outras atividades de discussão científica no domínio da musicologia – apresentação e comentário crítico de documentários, realização de workshops e conversas de promoção e divulgação científica.

Versou no Curso de Produção e Criação Musical na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) entre 2012 e 2013. Quando concluiu, ingressou na Licenciatura em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, terminando no ano de 2017 com média de 18 valores. Tem investido os últimos tempos numa atividade de edição e revisão de publicações científicas especializadas em musicologia, e colaborado com o jornal NOVA EM FOLHA, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com artigos de opinião e crítica musical.

Publicações:

André MALHADO (2018) “Cruzando real e virtual no filme ‘Hackers’: sobre práticas de música tecno e cyberpunk”, Livro Log in, live on – música e cibercultura na era da internet das coisas, eds. Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand e André Malhado (Famalicão, Humus), ISBN 978-989-755-377-6

André MALHADO (2018) “Blade Runner 2049 Original Motion Picture Soundtrack Review”, Jornal NOVA em Folha, (AEFCSH, Março) https://issuu.com/aefcsh.nova/docs/nova_em_folha_-_mar_o_2018

André MALHADO (2018) “Avengers Infinity Wars – música de Alan Silverstri”, Jornal NOVA em Folha (FCSH NOVA (AEFCSH, Abril) https://issuu.com/aefcsh.nova/docs/nova_em_folha_-_abril

André MALHADO (no prelo) “As convenções audiovisuais da ‘cidade do futuro’ e da ‘forma-de-vida cibernética’: o legado de Blade Runner para a categoria musical ciberpunk”, Música, Comunicação e Discursos, eds. Paula Gomes Ribeiro, Paulo Ferreira de Castro e André Malhado (Famalicão, Humus)

André MALHADO (no prelo) “”I can’t stand it when they make modifications to a soundtrack”: para uma análise do discurso sobre videojogos em contexto de cultura participativa na internet”, Práticas de Recepção, Construção de Gosto e da Sensibilidade Musical, eds. Paula Gomes Ribeiro, Zuelma Chaves e André Malhado (CESEM)

André MALHADO (no prelo) “’Audio skeuomorphism’: relações entre música e pós-humanismo”, Working Papers, Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura, eds. CysMus/SociMus (CESEM)

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação