+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Bernadette Nelson

MEMBRO INTEGRADO

Bernadette Nelson

Foto
Senior Researcher
bernadette.nelson@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Bernadette Nelson é actualmente investigadora sénior do CESEM-FCSH, Universidade Nova de Lisboa. É também membro do Wolfson College em Oxford. Doutorou-se em 1987 no Somerville College em Oxford com uma tese sobre música ibérica para órgão da Renascença e do primeiro Barroco. Tem trabalhado em instituições, tais como as Universidades de OxfordeHong Kong, o Royal Holloway CollegeLondres, e o Ashmolean Museum.

Nelson tem publicado extensivamente em tópicos relacionados com a música polifónica ibérica e franco-flamenga, tais como estudos institucionais, musico-litúrgicos e composicionais, música para tecla e a música sacra de Noel Bauldeweyn e Cristóbal de Morales. Entre os seus interesses encontram-se também as trocas e influências entre a cultura da Europa do Norte e do Sul e ainda a música durante o período renascentista.. Os seus projectos de investigação actuais centram-se na música, músicos e cerimónia nas corte e capela portuguesas e na música e músicos na corte de D. Teodósio I, duque de Bragança. Entre as suas publicações recentes destacam-se: ‘Cristóbal de Morales: Sources, Influences, Reception’ (co-ed. O. Rees: Boydell & Brewer, 2007); e ‘Pure Gold. Golden Age Sacred Music in the Iberian World: A Homage to Bruno Turner’ (co-ed. T. Knighton: Reichenberger, 2011).

Nelson participou em vários projectos de investigação em música e história da Arte financiados pela FCT, sendo o mais recente “A anatomia da polifonia ibérica de finais do século XV e inícios do século XVI” (dir. João Pedro d’Alvarenga no CESEM). É coordenadora da secção de fontes de polifonia da “Portuguese Early Music Database” do CESEM, e fundadora e co-directora (com Owen Rees) do grupo britânico de música antiga A Capella Portuguesa, que se encontra sediado em Oxford.

Publicações:

‘Music and Musicians at the Portuguese Royal Court and Chapel, c. 1470 – c. 1500’, in Companion to Music at the Time of Ferdinand and Isabella, ed. Tessa KNIGHTON (Leiden: BRILL, 2016), pp. 205-40.

‘Morales’s Magnificats in Portugal and Some Anonymous Settings in Portuguese Sources: Questions of Style and Authorship’, Revista Portuguesa de Musicologia n.s. 2/2 (2015), pp. 193-214.

‘Josquin in the Music of Morales. Musico-Rhetorical Devices in Salve Regina and Other Works’, in Treasure of the Golden Age. Essays in Honor of Robert Stevenson, eds M. O’Connor and W. Clark (Hillsdale, New York: Pendragon Press, 2012), pp. 295-320.

‘Fragments of Fifteenth-Century Northern Propers in Portugal’ in Heinrich Isaac and Polyphony for the Proper of the Mass in the Late-Middle Ages and Renaissance, eds D.J. Burn and S. Gasch (Turnhout: Brepols, 2011), pp. 60-80.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Pós-Doutoramento: The Portuguese Royal Chapel during the 16th Century: Music, Structure, Ritual and Ceremony
Orientação:

Manuel Pedro Ferreira

Referência da Bolsa: SFRH/BPD/99889/2014
Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga