Bernadette Nelson

Bernadette Nelson

Nota Biográfica:
Bernadette Nelson é actualmente investigadora sénior do CESEM-FCSH, Universidade Nova de Lisboa, e também membro do Wolfson College em Oxford. Ela tem publicado extensivamente em tópicos relacionados com a música polifónica ibérica e franco-flamenga, estudos institucionais e contextuais, prática musico-litúrgico, estudos de fontes, e a música de Noel Bauldeweyn e Morales. Entre os seus interesses encontram-se a transmissão e influência da cultura musical do Europa da Norte na Península Ibérica desde o fim do século XV. Os seus projectos de investigação actuais centram-se na música, músicos e cerimónia na corte e capela portuguesa e na corte dos duques de Bragança, e a biblioteca da música de D. João IV. Participou em vários projectos de investigação em música e história da Arte financiados pela FCT, sendo o mais recente ‘A anatomia da polifonia ibérica de finais do século XV e inícios do século XVI’ (2017-20). Entre as suas publicações recentes destacam-se: Cristóbal de Morales: Sources, Influences, Reception (co-ed. O. Rees: 2007); e Pure Gold. Golden Age Sacred Music in the Iberian World: A Homage to Bruno Turner (co-ed. T. Knighton: 2011). É coordenadora da secção de fontes de polifonia da Portuguese Early Music Database (PEM) do CESEM.
Publicações e outros outputs:

‘From Anchieta to Guerrero: The Salve Regina in Portuguese Sources and an Unknown Early Spanish Alternatim Setting’, Revista Portuguesa de Musicologia NS 6/1 (2019), pp. 113-56

‘”Cantar bem”: A Ordenança ou Regimento de El-Rei D. Duarte e a prática musical na Capela Real portuguesa no início do século XV’, Escola de Música da Sé de Évora. Conferências. (Lisboa, 2019), pp. 55-79 (English version, pp. 81-104)

‘Music and Musicians at the Portuguese Royal Court and Chapel, c. 1470 – c. 1500’, in Companion to Music at the Time of Ferdinand and Isabella, ed. Tess Knighton (Leiden: BRILL, 2017), pp. 205-40

‘Bermudo’s Masters and Models of Excellence for Keyboard Players in Sixteenth-Century Spain, Revista de Musicología 39/1 (2016), pp. 77-115

‘Josquin in the Music of Morales. Musico-Rhetorical Devices in Salve Regina and Other Works’, in Treasures of the Golden Age. Essays in Honor of Robert Stevenson, eds M. O’Connor and W. Clark (Hillsdale, New York: Pendragon Press, 2012), pp. 295-320