+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Rosana Marreco Brescia

MEMBRO INTEGRADO

Rosana Marreco Brescia

Bolseira Pós-Doutoramento FCT
romarreco@yahoo.com.br
Nota Biográfica:

Rosana Marreco Brescia é licenciada em Canto Lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Brasil), Mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music (Nova York – EUA), Pós-graduada em Canto pela Royal Academy of Music (Londres – GB), Mestre em História pela Université Sorbonne – Paris IV (Paris – França) e Doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Université Sorbonne – Paris IV e pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Sua tese de doutoramento intitulada C’est là que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819) recebeu a menção “três honorable” e foi publicada pela Paco Editorial do Brasil em 2012. Rosana recebeu a Alex Templeton Scholarship da Royal Academy of Music de Londres, uma bolsa de estudos da Fundação Vitae do Brasil, uma Bolsa de Investigação para Estrangeiros da Fundação Calouste Gulbenkian, uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e actualmente é bolseira de pós-doutoramento da mesma instituição. Tem participado de vários congressos em Portugal e no estrangeiro como o Convegno della Società Italiana de Musicologia, Congreso de la Sociedad Española de Musicología, International Musicological Society, Encontro Nacional de Musicologia, International Conference on Baroque Music, entre outros. Tem artigos publicados no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos, em Espanha, em França e em Itália.

Publicações:

MARRECO BRESCIA, Rosana. Le théâtre de l’Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise: fêtes publiques et représentations théâtrales – Caravelles, Cahier du monde hispanique et luso-brésilien. Toulouse: Université de Toulouse – Institut d’Études Hispaniques, Hispano-Americaines et Luso Brésiliennes.Numéro 100 – Junho de 2013.ISSN: 1147-6753.

MARRECO BRESCIA, Rosana. Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses – Latin American Theatre Review. Kansas: University of Kansas, 2012. ISSN 0023-8813. Spring 2012, pp.5-19.

MARRECO BRESCIA, Rosana. El teatro de los mulatos: las actrices de las Casas de Ópera luso-americanas en los siglos XVIII y XIX. Cuadernos de Musica Iberoamericana. Madrid: Instituto Complutense de Ciencias Musicales, 2012, Numero 23. Fevereiro de 2012. ISSN 1136-5532.

MARRECO BRESCIA, Rosana. Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas: da Casa da Ópera de Vila Rica ao Theatro do Ouro Preto. REVISTA IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) – Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, pp. 89-106, n°52. ISSN 0020-3874. URL.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Pós-Doutoramento: A Cenografia Teatral de raiz Italiana nos Teatros Portugueses do século XVIII
Referência da Bolsa: SFRH/BPD/70660/2010
Resumo:

A presente investigação propõe o estudo da actividade teatral desenvolvida nos teatros públicos permanentes construídos na América Portuguesa ao longo do século XVIII e primeiras décadas do século XIX, sublinhando a importância dos idealizadores das Casas da Ópera coloniais, os meios financeiros utilizados para a construção e manutenção desses teatros, o repertorio representado, os artistas integrantes das companhias permanentes, o público e as oportunidades de sociabilidade estabelecidas dentro do espaço teatral, além dos modelos arquitectónicos que teriam inspirado a construção das Casas daÓpera no período mencionado. Esses cinco eixos principais enfatizam a leitura interdisciplinar que guiou nossas investigações, com o objectivo de contribuir para uma compreensão mais abrangente de nosso objecto de estudo. Palavras-chave : Teatros, América Portuguesa, Actores Mulatos, Teatros Efémeros, Comédias Portuguesas, Arquitectura Teatral Luso-americana, Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno