Rosana Marreco Brescia

Linhas temáticas:
Nota Biográfica:

Musicóloga, cantora lírica e diretora de cena, Rosana Orsini participou de diversos projetos relacionados à música e ao património histórico musical material e imaterial, com especial interesse pela ópera e a música no Brasil e em Portugal nos séculos XVIII e XIX. Como cantora, apresenta-se regularmente ao lado do guitarrista José Manuel Dapena, do Cuarteto Alicerce e do organista Marco Brescia. Em 2022 dirigiu a estreia moderna da ópera A Noite de São João, de Elias Álvares Lobo, em colaboração com o Conservatório de Tatuí. Foi diretora artística das produções das óperas Il Ballo delle Ingrate, de Claudio Monteverdi, encenada em comemoração pelos 450 anos do nascimento do compositor, e Vendado es Amor, no es Ciego, de José de Nebra, encenada no aniversário de 250 anos da morte do músico espanhol – ambas produzidas no âmbito do Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora. É doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Université Sorbonne – Paris IV  e em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music (USA) e pós-graduada em canto pela Royal Academy of Musica (GBR). Especializou-se na interpretação histórica da música antiga no Conservatorio di San Pietro a Majella de Nápoles (ITA), sob a direção de Antonio Florio, na interpretação mozartiana pelo Instituto Mozarteum de Salzburg (AUS) com a soprano Edda Moser, e em regia lírica na Fondazione Franco Zeffirelli, sob a direção de Massimo Luconi (ITA). É membro da International Musicological Society e atualmente coordena o projeto “A Musica em Estilo Concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria (1764-1834)”, financiado pela FCT.

Publicações e outros outputs:

“Uma ópera brasileira: A Noite de São João de Elias Álvares Lobo”. Revista de Música Vocal Erudita Brasileira. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Vol.1, nº 1. ISSN: 2965-629X, Novembro 2023. DOI 10.35699/1.1.2023.48536

“Musician Nuns in Eighteenth Century Bahia (Brazil)”. Sacred Music Journal. Vol. 150. ISSN 0036-2255, McMinnville: Church Music Association of America, Dezembro 2023. No prelo. Revista indexada WoS.

“A primeira Casa da Ópera na América Portuguesa: representações teatrais em Vila Rica na primeira metade do século XVIII”. Cadernos de História. Dossiê Patrimônio Cultural. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Volume 23, número 38, pp: 79-93. ISSN 2237-8871, Dezembro 2022. Revista indexada no WoS. DOI 10.5752/P.2237-8871.2022v23n38p79-93

“António da Silva Leite e a música para voz e três órgãos do Convento de Santa Clara da cidade do Porto”. Revista Música Hodie. Goiania: Universidade Federal de Goiás, volume 21, ISSN 1676-3939, Novembro 2021. Revista indexada na WoS. DOI 10.5216/mh.v21.68889

Projetos:

“A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834)”. Investigadora Principal. Lisboa (PRT), Março 2023 — Setembro 2024. Projeto exploratório aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 2022  DOI 10.54499/2022.01889.PTDC

Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Comissão Científica. Lisboa (PRT), Janeiro 2021 — Dezembro 2023.