(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Rosana Marreco Brescia

MEMBRO INTEGRADO

Rosana Marreco Brescia

Investigadora Integrada
rbrescia@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Rosana Marreco Brescia é licenciada em Canto Lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Brasil), Mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music (Nova York – USA), Pós-graduada em Canto pela Royal Academy of Music (Londres – GB), Mestre em História pela Université Sorbonne – Paris IV (Paris – França) e Doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Université Sorbonne – Paris IV e em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Sua tese de doutoramento intitulada C’est là que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819) recebeu a menção “três honorable” da universidade francesa. Entre 2011 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, tendo desenvolvido estudos sobre a cenografia em Portugal no século XVIII. Desde 2019 é investigadora integrada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa onde estuda a música nos conventos femininos portugueses nos séculos XVIII e XIX. É autora dos livros É lá que se representa a comédia: a Casa da Ópera de Vila Rica: 1770-1822, publicado pela Paco Editorial do Brasil em 2012, Estudos sobre o teatro e a cenografia em Portugal no século XVIII, publicado pela Lisbon International Press em 2019 e A Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto 1770-2020, publicado pela Editora Idea do Brasil em 2020. É membro da International Musicological Society e integrante do grupo Gender and Music Patronage da mesma instituição. Rosana desenvolve uma intensa atividade como soprano solista tendo atuado em diversos teatros e festivais internacionais. Foi diretora artística das óperas barrocas encenadas no enquadramento do Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora, Brasil, realizadas em 2017 e 2018. Gravou os discos Angels and Mermaids: sacred music in Oporto and Santiago de Compostela 18/19th century (Arkhe Music, 2016) e Sacred Bel Canto (O Valor do Tempo, 2020).

Publicações:

MARRECO BRESCIA, Rosana. “Musica Divina: The Musician Nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830)”. Sacred Music Journal (WoS – ISSN: 0036-2255), Volume 147.2. Church Music Association of America (USA), Summer 2020.

MARRECO BRESCIA, Rosana. “From Puppets to Opera: 300 years of the first permanent theatre of Brazil”. Musica Hodie (WoS – ISSN: 1676-3939), Universidade Federal de Goiás (BRA), março de 2019.

MARRECO BRESCIA, Rosana. “Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America”, in Música e História – Estudos em Homenagem a Manuel Carlos de Brito, edited by Manuel Pedro Ferreira and Teresa Cascudo (Edições Colibri – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2017), pp.273-281, ISBN978-989-689-662-1.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno