João Pedro Cachopo recebe prémio do PEN Club Português na categoria Primeira Obra
Verdade e Enigma: Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno
O presente livro debruça-se sobre o pensamento estético de Theodor W. Adorno (1903-1969) e procura esclarecer o seu desafio mais decisivo: a captação e a exploração críticas do “teor de verdade” de obras de arte. Que a verdade da arte, segundo Adorno, seja inseparável do seu potencial crítico, da sua negatividade histórica e social, é inegável. Contudo, este potencial – ao qual só é possível fazer justiça mergulhando na imanência dos processos artísticos – revela-se irredutível aos ditames de uma arte explicitamente política ou utópica. Segundo a hipótese avançada neste estudo, o “teor de verdade” [Wahrheitsgehalt] de obras de arte jogar-se-ia antes de mais na sua resistência à interpretação. Daí a centralidade do conceito de “carácter enigmático” [Rätselcharakter]. Tomando o pulso à Teoria Estética de Adorno, bem como aos estudos que o filósofo dedicou a Beethoven, Kafka, Hölderlin, Beckett, Mahler, entre outros, defender-se-á que a arte não se limita a denunciar o real presente ou passado – sob a figura do “protesto” – ou a antecipar um real futuro – sob a figura da “promessa” – mas, enquanto “enigma”, provoca uma crise de compreensão que perturba a inteligibilidade do real e desloca as condições da sua possível transformação. Chega-se assim à perspectiva, na qual se joga a singularidade e a actualidade a um só tempo estética e política da proposta adorniana, segundo a qual esta constitui, a despeito da sua ancoragem nas heranças filosóficas associadas aos conceitos de belo e de sublime, uma “estética do enigmático”.
Site da notícia da atribuição do prémio na FCSH:
http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/destaques/premios-pen-clube_2
Site do PEN Club Português: