O Teatro de S. Carlos: As Artes do Espectáculo em Portugal
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/EAT/70038/2006), a iniciar em 2007. EQUIPA: David Cranmer, Alessandra Campana, Gabriela Cruz, Luisa Cymbron, Paula Gomes Ribeiro, Paulo Ferreira de Castro, Roger Parker, Susan Rutherford.
O Teatro de S. Carlos: As Artes do Espectáculo em Portugal
(Projecto financiado pela FCT: ref. PTDC/EAT/70038/2006)
Resumo
Inaugurado em 1793, o Teatro de São Carlos de Lisboa foi, até aos anos 30 do século XX, um importante espaço dedicado às artes do espectáculo – tendo acolhido ópera, ballet, música de concerto e, esporadicamente, outros tipos de espectáculos – e o farol da cultura musical portuguesa. Da experiência sonora do teatro brotaram tradições locais de composição e de interpretação musical, assim como se consolidaram gostos e atitudes perante o facto estético que deixaram marca noutras áreas da produção cultural contemporânea, entre as quais a literatura, o teatro e as artes visuais. As tradições cosmopolitas da ópera e do ballet – que o teatro albergou ao longo de mais de dois séculos – desvendaram ao público português uma certa experiência da modernidade. No entanto a riquíssima contribuição do São Carlos para a consolidação do discurso e das práticas culturais modernas em Portugal é ainda tema ausente nas mais recentes narrativas sobre o período. Impõem-se, portanto, reposicionar as artes do espectáculo na vanguarda da nossa consciência histórica. Este é, naturalmente, um projecto de longa duração e que, dada a natureza multimédia do espectáculo em causa, requer um envolvimento multidisciplinar significativo. O presente projecto inicia a investigação nesta área em duas frentes, desenvolvendo o trabalho de base fundamental para a elaboração futura de uma história do teatro, onde se incluirão a ópera e o bailado, e que se espera possa vir a ser um contributo significativo para uma nova historiografia da cultura portuguesa moderna assim como para a história moderna destes dois géneros musicais.
Actividades de pesquisa a desenvolver
- Iniciar uma série de edições críticas de ópera portuguesa;
- Coligir e digitalizar a literatura crítica sobre ópera e as fontes iconográficas relevantes (nos próximos três anos os esforços nesta área concentrar-se-ão no estudo de quatro publicações periódicas as quais contêm documentação preciosa relativa à presença de cantores em Portugal e à recepção local das obras mais marcantes do repertório operático entre 1830 e 1930);
- Digitalizar e catalogar os documentos iconográficos localizados relativos ao Teatro de São Carlos;
- Catalogar e digitalizar as primeiras gravações de ópera e gravações de espectáculos levados a cabo em São Carlos actualmente depositadas nos arquivos da RDP-2. Toda a documentação será integrada na base multimédia do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM), com o objectivo de a disponibilizar online.
Objectivos de produção nos três primeiros anos
Contribuir para uma nova historiografia da ópera em Portugal através de:
- a publicação de estudos recentes sobre o Teatro de São Carlos;
- o desenvolvimento de critérios de edição operática normativos para futuro trabalho editorial sobre ópera portuguesa;
- a edição e publicação de partituras de ópera (completando quatro nos primeiros três anos);
- a criação de um fórum de discussão multidisciplinar sobre historiografia e metodologia critica da ópera no âmbito das artes do espectáculo;
- a organização de colóquios, simpósios e seminários que sendo interdisciplinares e internacionais, contribuirão significativamente para a formação avançada e de pós-graduação na área da musicologia, para o desenvolvimento nacional da actividade de edição musical e para o desenvolvimento da historiografia e estudo crítico das artes do espectáculo.
Equipa de investigação
Investigador responsável: David Cranmer E-mail: cranmer@netcabo.pt
Colaboradores: Alberto Pacheco, Gabriela Cruz, Luísa Cymbron, Paula Gomes Ribeiro, Paulo Ferreira de Castro
Bolseiros: Cristina Cota, Luís Santos, Rui Pinto
Consultores: Roger Parker (King’s College, London), Susan Rutherford (Manchester University, Manchester), Alessandra Campana (Tufts University, Boston)
Instituições participantes
Artigos relacionados ao Teatro de S. Carlos
Revista Portuguesa de Musicologia
Vol. 1 (1991)
David Cranmer, « Intercâmbio entre Portugal e Espanha no Campo da Ópera entre 1793 e 1828», 205-10.
Vols. 4-5 (1994-1995)
Luísa Cymbron, « O Teatro de S. João do Porto: novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)», 147-66.
Vols. 7-8 (1997-1998)
José-Augusto França, « A Ópera na vida cultural lisbonense do Romantismo», 199-202.
Vol. 10 (2000)
David Cranmer, « Operatic relations between Portugal and London during the Napoleonic period», 11-30.
Francesco Esposito, « Lisbona 1822: la vita musicale attraverso la stampa peridodica», 31-82.
Luísa Cymbron, « Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera», 117-50.
Gabriela Gomes da Cruz, « L’Africaine ‘s savage pleasures: Operatic listening and the Portuguese historical imagination», 151-180.
Teresa Cascudo, «A década da invenção musical de Portugal (1890-1899)», 181-226.
Luís Raimundo, « Para uma leitura dramatúrgica e estilística de Serrana de Alfredo Keil», 227-74.
Vol. 11 (2001)
David Cranmer, « World premières at the Teatro de São Carlos during its first 50 years», 75-80.