(Curso Livre) Entre as artes e a música: uma estética da experiência sonora
Entre as artes e a música: uma estética da experiência sonora
20 Março a 2 de Maio: Terças e Quartas das 18h-20h
Nos últimos anos, expressões como “sound art”, “artes sonoras” ou “artes sónicas” têm surgido frequentemente no discurso académico e dos agentes culturais – por vezes, apesar da resistência dos próprios artistas – para designar, em geral, práticas artísticas (instalações, performances, soundwalks) que recorrem ao som como meio de expressão ou que reflectem sobre os sons, as paisagens sonoras, a experiência sonora ou a auralidade. Este curso pretende, pois, ser uma introdução crítica e filosófica às principais questões estéticas que estas práticas levantam, aos cruzamentos e cortes entre as diferentes disciplinas artísticas, mas também às relações íntimas, porém nem sempre inequívocas, entre os sons e a própria música.
Mais informação aqui
Temas das Sessões:
0) Introdução
0.1) Ontologia e fenomenologia dos sons
0.2) Fisiologia do ouvido e antropologia da escuta
0.3) A multissensorialidade da experiência sonora
0.4) Uma breve história do som nas artes… e na música
0.5) O “sonic turn” e a emergência das artes sonoras
1) Estética da experiência sonora: espaço
1.1) A escuta dos sons no espaço
1.2) A espacialização dos sons na música
1.3) A escuta dos espaços pelos sons
1.4) A questão da “especificidade local”
1.6) Os corpos e a materialidade sonora
2) Estética da experiência sonora: tempo
2.1) Os sons como acontecimentos
2.2) A duração dos sons e da escuta
2.3) Efemeridade e transitoriedade
2.4) Repetição e irrepetitibilidade
2.5) Frequências, alturas, ritmos
3) A escuta dos sons e da música
3.1) O musical e o extra-musical
3.2) A abnegação (dos sons) e a libertação da escuta
3.3) A musicalização dos ruídos
3.4) Morfologia e tipologia dos objectos sonoros
3.5) A análise espectral e a síntese digital
3.6) A tecnologia e a esquizofonia
3.7) A ubiquidade contemporânea da escuta
4) As imagens e os sons
4.1) A percepção audio-visual
4.2) Os sons no ecrã
4.3) A experiência acusmática
4.4) A “imagem de som” ou o ‘i-son’
4.5) Paisagens sonoras
5) Uma breve descrição crítica das artes sonoras
5.1) O som como material e meio expressivo
5.2) A desmaterialização do objecto artístico
5.3) A auralidade como tema e referência
5.4) A estetização da experiência sonora quotidiana
5.5) Atmosferas
5.6) O som como arma e as políticas da escuta
6) Silêncio