Wiki Loves Música Portuguesa – a nova campanha impulsionada pela Wikimedia Portugal promete melhorar os conteúdos sobre música nacional na maior enciclopédia do mundo

Arranca este mês a nova campanha-bandeira da Wikimedia Portugal: Wiki Loves Música Portuguesa. O evento inaugural será dedicado a José Mário Branco, sendo organizado em colaboração com o Arquivo José Mário Branco, mantido pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) na NOVA FCSH. Dia 15 de novembro, das 9:30 às 16:30, experientes e novatos editarão conteúdo sobre o músico em várias plataformas Wikimedia, nomeadamente Wikipédia e Wikidata. O evento decorrerá presencialmente na NOVA FCSH e as inscrições já estão abertas, através deste formulário. Até ao final do mês, estão previstas mais três atividades. Dia 22 de novembro, o trabalho estará centrado na criação de caixas informativas na Wikipédia; dia 28 de novembro, no espaço da cooperativa PENHA SCO, as Wiki Editoras Lx dedicam o seu habitual encontro quinzenal de edição às mulheres da música portuguesa e, no dia seguinte, a Biblioteca Mário Sottomayor Cardia da NOVA FCSH receberá uma atividade de caça às referências. Wiki Loves Música Portuguesa é uma iniciativa organizada pela Wikimedia Portugal, focada na melhoria do conteúdo sobre música portuguesa nas múltiplas plataformas Wikimedia, incluindo a Wikipédia, a Wikimedia Commons (arquivo multimédia) e a Wikidata (base de dados abertos e interligados). A Wikimedia Portugal divulgará mensalmente uma agenda de atividades temáticas, no seu site e através das redes sociais. Estão previstas atividades, pelo menos, até dezembro de 2023.

A campanha é desenvolvida em parceria com outras entidades, num esforço alargado que compreende a música tradicional, a música erudita e, claro, a música popular contemporânea. Organizações interessadas em integrar o projeto estão convidadas a contactar a Wikimedia Portugal.

+ info aqui 

Comunicado lançamento – Wiki Loves Música Portuguesa