Call for papers até 27 de março de 2023. Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX

Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX

 

Em recentes décadas, os estudos sobre a actividade das bandas de música, os seus repertórios, práticas e intérpretes observaram um notável incremento, oferecendo testemunho da relevância de efectivos militares e colectividades comunitárias nos panoramas culturais nacionais. A análise da regular e dinâmica actividade concertística destes agrupamentos no longo século XIX tem evidenciado, entre outros aspectos, a democrática divulgação dos repertórios de ópera e de concertos sinfónicos, que, dos teatros líricos e casas de espectáculo, passaram às apresentações das bandas de música, em coretos e praças públicas. Nos concertos das bandas, o público ouvinte local, formado por comunidades de distintas classes sociais, escutavam os êxitos dos teatros líricos, apreciavam as peças de orquestra e as obras-primas clássicas. Essa disseminação de repertórios, entre teatros e coretos, surgia potenciada por diversos contextos e práticas, tais como a actividade de mestres e instrumentistas de banda em efectivos musicais de teatros e em agrupamentos sinfónicos; o destacamento de músicos militares e o trânsito de instrumentistas; a iniciativa de maestros e amadores das sociedades filarmónicas; a vasta distribuição e cópia de repertório; e a posterior aquisições de obras e transcrições produzidas por compositores e arranjadores locais e estrangeiros, possibilitada pelo emergente mercado editorial. O presente Colóquio, realizado no âmbito do projecto História Temática Luso-Brasileira (CESEM), pretende promover a discussão e a investigação sobre a disseminação (local e global) de repertórios entre teatros e coretos, a execução das obras de cunho operístico, de música de entretenimento e de música sinfónica nos concertos das bandas de música, bem como a sua recepção pela crítica e pelos públicos, com o intuito de identificar conexões entre os contextos e práticas que caracterizaram a actividade das bandas nos centros urbanos e rurais, nos espaços europeu e americano, entre inícios do século XIX e as primeiras décadas do século XX. O Colóquio

“Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda de música no longo século XIX”, será realizado nos dias 20 e 21 de abril de 2023, no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa, em regime híbrido (presencial/online). As propostas de comunicações devem ser feitas em Português ou Inglês, até o dia 27 de março de 2023, no formato de resumo (500 – 1000 palavras), incluindo título, identificação do autor e da sua afiliação institucional, bibliografia (max. 10 títulos), nota biográfica (300 palavras), remetidas para o e-mail: entreteatrosecoretos@gmail.com . A notificação da aceitação das propostas será realizada até 03 de Abril de 2023. As línguas oficiais do congresso são Português e Inglês. A inscrição do congresso é gratuita.

 

Comissão Organizadora: Inez Martins Gonçalves (PPGH – UECE) Rui Magno Pinto (CESEM – NOVA FCSH)

Comissão Científica: Luísa Cymbron (CESEM – NOVA FCSH) David Cranmer (CESEM – NOVA FCSH) Maria do Rosário Pestana (INET-md – UA) Marcio Spartaco Nigri Landi (IRIM – UECE) Fábio Amorim de Melo (PPGMUS – UFMG) Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel (CEMUSE – UFS)