MedRen 2024 – Linha Temática de Iconografia Musical

Entre os dias 6-9 de Junho decorre em Granada o MedRen – Medieval and Renaissance Music Conference. A Linha Temática de Iconografia Musical do CESEM faz-se representar com um painel intitulado “Idade Média, Renascimento e a posteridade: vibrações iconográfico-musicais na arte e música em Portugal”. Esta sessão temática aborda vários estudos sobre a iconografia musical em Portugal na Idade Média e no Renascimento e o impacto desses modelos em épocas posteriores. Em primeiro lugar, L. Rocha e L. Sousa revisitam o importante manuscrito do século XV, a Crónica Geral de Espanha, apresentando uma nova leitura com novos dados de interpretação. C. Sousa, num estudo pioneiro em Portugal da iconografia musical em suporte de tapeçaria, analisa cenas de guerra, instrumentos musicais e a transição desses modelos para um novo período histórico posterior (o Barroco), naquele que seria o suporte artístico de eleição à época, o azulejo. S. Duarte analisa os estudos de pintura em Portugal, concretamente retratos e criptoretratos, centrando-se nas questões de género e na posterior reutilização de modelos. L. Castilho analisa um estudo de caso do interior do país, uma apropriação iconográfica de modelos renascentistas, para a composição de anjos músicos no tecto de igreja. Deste modo, pretende-se compreender melhor a iconografia musical da Idade Média e do Renascimento em Portugal, bem como as suas vibrações em épocas artísticas futuras.