Cartaz do Encontro da Canção de Protesto 2024

Encontro da Canção de Protesto 2024

Entre os dias 20 e 22 de Junho decorreu, em Grândola, a mais recente edição do Encontro da Canção de Protesto. O título escolhido para o encontro foi A canção de protesto em Portugal: ante as ditaduras de ontem e a democracia de hoje. Ao longo destes três dias, o Alentejo recebeu figuras de relevo no que ao desenvolvimento da canção de intervenção em Portugal diz respeito, além de pessoas que se têm continuamente interessado pelo tema.

Na edição deste ano, o tema foi abordado na forma de exposições ao longo da cidade (como a Emigração, Exílio e canção de protesto, Os cantores de protesto e o 25 de abril: «vamos lá conhecer o povo» e Discos na luta: edições cooperativas e políticas da canção de protesto no período revolucionário) e sob o registo de actividades musicais (como a Arruada da Banda SMFOG – Sociedade Musical de Fraternidade Operária Grandolense; os concertos de Marco Oliveira, de Xullaji e Luís Varatojo; e uma sessão de canto livre em duas partes: Sés, cantora galega que se apresentou em trio, e, de seguida, outro trio composto por Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires). A estas actividades somaram-se apresentações de livros, a exibição de um documentário, vários colóquios e uma sessão testemunhal.

Também o CESEM esteve presente no encontro, representado por Sara Maia, responsável por moderar um dos painéis do último dia, intitulado Usos tradicionais na reconfiguração da música popular portuguesa. O painel contou com pessoas particularmente relevantes no contexto desta transformação da música popular ao longo do século XX, a saber: Domingos Morais, Mário Correia, Manuel Rocha e Maria José Campos. Em conjunto, debateu-se sobre o significado de música tradicional e popular e a sua articulação com a canção de protesto ao longo do último século.