Convite para o concerto de Mădălina Petre

Concerto por investigadora do CESEM na Casa da América Latina, em Lisboa

A Casa da América Latina, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), a Missão do Brasil junto da CPLP e o Instituto Cultural Romeno Lisboa apresentam “Violão Clássico no Brasil do Século XX: Fusões e Influências”, um recital de música brasileira a cargo da intérprete romena Mădălina Petre.

Mădălina Petre é doutoranda na Universidade Nacional de Música de Bucareste, Roménia, e colaboradora do CESEM no Grupo de Investigação em Música Contemporânea (GIMC). Atualmente, Mădălina encontra-se em Lisboa no decorrer de um programa de estudos em mobilidade apoiado financeiramente pelo Ministério da Educação Romeno através da Agência de Crédito e Bolsas.

A pesquisa de Mădălina Petre no campo da música brasileira tem como foco o repertório para violão clássico do século XX. O objectivo do estudo reside na análise da diversidade estilística resultante das diversas fusões e influências que contribuíram para a composição dessas obras. O repertório inclui peças de compositores como Heitor Villa Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra Peixe, além de um conjunto de obras vocais e instrumentais compostas sob a assinatura dos criadores Antônio Carlos Jobim, Baden Powell e Vinicius de Moraes.