“Pintura, Música e Dança em Portugal” I Palestra por Sónia Duarte (GTCC)

Nos últimos anos, Sónia Duarte (Grupo de Teoria Crítica e Comunicação) percorreu, no âmbito do seu doutoramento em História da Arte intitulado «Imagens de música na pintura do tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)» (FCT/ARTIS), centenas de concelhos com o objectivo claro de inventariar toda a pintura existente em Portugal, com incidência nas representações de música e de dança.

O trabalho exaustivo de campo revelou-lhe instrumentos musicais, retratos de músicos/as e ambientes musicais figurados na pintura dos séculos XV a XX (muita dela ainda inédita), em coleções públicas e privadas, nos mais variados suportes e técnicas. Pelo meão, Sónia Duarte empreendeu diálogos abertos e profícuos com os guardadores de chaves e de memórias, zeladores dos espaços palmilhados e fotografados, que vieram contribuir para a sua salvaguarda. Os diálogos estenderam-se, naturalmente, aos músicos e músicas, aos construtores e construtoras de instrumentos musicais, aos dançadores e dançadoras.

É sobre este trabalho – das questões, da metodologia de investigação, dos resultados obtidos e da disseminação na primeira base de dados de iconografia musical na pintura em Portugal – que Sónia Duarte falará na palestra “Pintura, Música e Dança em Portugal: notas acerca do seu inventário, iconografia, sonorização e salvaguarda”, marcada para as 21h30 de 24 de Fevereiro. Clique aqui para assistir à sessão organizada pela SPAE – Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.