Maria João Sousa

Linhas temáticas
Laboratório
Nota Biográfica

MARIA JOÃO SOUSA é Mestre em Ensino de Música, vertente Canto (Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada), com estágio na Escola de Música do Conservatório Nacional. É licenciada em Canto (Academia Nacional Superior de Orquestra, tendo estudado com Liliana Bizineche) e em Ciências Musicais (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, onde também frequentou aulas de Filosofia). Iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (atual AMAC), onde aprendeu a tocar violino e, aos dezoito anos, começou a estudar canto com Liliana Bizineche. Após a licenciatura, estudou canto com o barítono Marcel Boone na Suíça e participou em cursos de aperfeiçoamento de violino, voz (Graham Johnson, Ileana Cotrubas, Lella Cuberli, Olga Makarina, Sarah Walker, Teresa Berganza, Yvonne Minton, Loh Sew -Tuan, entre outros) e pedagogia (Ana Leonor Pereira, Beth Bolton, Helena Rodrigues, Paulo Maria Rodrigues, entre outros). Como bolseira do projeto ENOA da Fundação Calouste Gulbenkian, participou no workshop para cantores em contexto pedagógico “Outreach skills workshop for singers”, em Aix-en-Provence (2017). Profissionalmente, produções de ópera e oratória e recitais de voz (da música barroca à contemporânea, em diversos agrupamentos pelo país e festivais) cruzam-se com o ensino do canto. Cantou em concertos transmitidos ao vivo pela estação de rádio Antena 2, atuou na Noruega com a Orquestra Sinfónica de Kristiansand e fez recitais em Inglaterra. Ministra workshops de técnica vocal e música para a primeira infância e participa em Encontros de Musicologia e Pedagogia com apresentações e conferências. É colaboradora do centro de investigação CESEM da FCSH/NOVA desde 2019. É professora de canto na Academia de Amadores de Música e colabora com o Coro Gulbenkian desde 2022.