Mário Gouveia Moniz

Mário Filipe Gouveia Moniz

Grupo de Investigação
Laboratório

Mário Gouveia Moniz é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, complementado por uma pós-graduação em Formação Pedagógica para o Ensino da Música. Para complementar o seu percurso académico, obteve o grau de mestre em Práticas Culturais para Municípios pela mesma instituição. Paralelamente ao seu percurso académico, participou ativamente no primeiro projeto de formação imersiva da Companhia de Música Teatral (Grande Bichofonia) bem como no na formação imersiva Dabo Domo, no âmbito do Projeto GermInArte apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em S. Miguel-Açores, enriqueceu o seu repertório artístico contribuindo como pianista e diretor musical em inúmeras produções teatrais. Destaca-se a criação de espetáculos inovadores para bebés e crianças como o “Projeto Música Bebé!”; “Du-Dé-Du”; e “Crescer com Música”, concebidos para fomentar a expressão musical entre recém-nascidos e crianças pequenas através de oficinas e atividades musicais especializadas. Em 2019, expandiu ainda mais a sua experiência ao completar o primeiro nível do Curso de Desenvolvimento Profissional de Música para a Primeira Infância no Instituto Gordon de Aprendizagem Musical, Universidade de Temple, Filadélfia, PA. Como membro fundador da Musiquim – Associação Musicoteatral dos Açores, Mário Gouveia Moniz tem desempenhado um papel fundamental na dinamização de vários projetos artísticos e educativos para crianças, tendo já colaborado com instituições de renome como a Companhia de Música Teatral. A sua atividade criativa culminou com a apresentação de inúmeros espetáculos musicais como Música Bebé I, II, III; Caixinhas; Musiquim – ACAC; O Sonho do Miguel; Impromptu; +MARe; Em.pa.ti.a; e Ratibum: o planeta dos ENTes. Atualmente, Mário Gouveia Moniz é doutorando em Ciências Musicais na Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com especialização em Ensino e Psicologia da Música. A sua investigação centra-se no estudo da relação entre a consciência fonológica e as aulas de música.